sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

​Tunico da Vila fala de samba e terreiro para celebrar 28 anos do Mucane

Programação começa às 21h no Youtube da Prefeitura de Vitória e faz parte da Semana da Denúncia contra o Racismo

O dia 13 de maio é de luta, mas também de arte. O cantor Tunico da Vila se apresenta nesta quinta-feira (13) no canal do Youtube da Prefeitura de Vitória, cantando e contando a histórica relação entre os terreiros e as rodas de samba. O show, que começa às 21h, faz parte da Semana da Denúncia contra o Racismo, e também celebra 28 anos do Museu Capixaba do Negro (Mucane).

A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, não conseguiu garantir uma série de direitos para os negros no Brasil, que continuam sendo motivos de reivindicações até hoje. Uma das lutas que permanecem pautadas é o combate ao racismo religioso, que afeta religiões de matriz africana.

Com o tema “Tunico da Vila e do Terreiro”, a apresentação do cantor contará com canções que mostram como o samba e a cultura africana são indissociáveis.

“Hoje se discute ‘ah, o samba nasceu na Bahia’ ou ‘o samba nasceu no Rio’. Na verdade, não. Ele nasce em África, em Angola, porque ele vem de uma batida chamada Cabula, que é a batida do samba de roda. E também a batida do Partido Alto, que é o samba do Rio de Janeiro”, explica o cantor Tunico da Vila.

A Semana da Denúncia contra o Racismo também celebra a fundação do Museu Capixaba do Negro (Mucane), inaugurado no dia 13 de maio de 1993, após um decreto do então governador Albuíno Azeredo. “Viva a cultura africana, viva a cultura brasileira, viva a cultura afro ameríndia brasileira”, declara Tunico.

A programação é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e vai até a próxima sexta-feira (14).

Programação

Nesta quarta-feira (12), a atriz capixaba Léia Rodrigues apresenta o vídeo-poesia “(DES) construção”. O terceiro dia de programação irá abordar a autoaceitação da mulher negra e começa às 20h, no canal da Prefeitura de Vitória no Youtube. A obra aborda as imposições estéticas direcionadas à mulher negra, unindo audiovisual e poesia para a divulgação de mensagens contra o racismo.

Na sexta-feira (14), a programação também começa às 20h, com a apresentação “Estandarte negro – do Maciço Central ao Armazém”, do artista Rômullo Corrêa.

A programação online, que começou nessa segunda-feira (10), reúne  shows, interpretações teatrais e documentários, em celebração à fundação do Mucane. 

Mais Lidas