Trabalhadores fizeram pequenas manifestações internas nos hospitais capixabas nesta quarta-feira
No Dia Internacional da Enfermagem, celebrado nesta quarta-feira (12), a principal reivindicação da categoria é a assinatura dos senadores no requerimento de votação do Projeto de Lei nº 2.564/2021, do senador Fabiano Contarato (Rede), que estabelece os pisos salariais de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
Seguindo recomendação da Federação Nacional dos Enfermeiros para evitar aglomerações, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Espírito Santo (Sindsaúde/ES) realizou pequenas manifestações internas nas unidades de saúde, para marcar a data e a reivindicação nacional por remunerações dignas à categoria profissional que mais tem adoecido e morrido durante a pandemia da Covid-19.
Roberto Silvares, Dório Silva, Infantil, Hospital Geral de Linhares (HGL), Hemocentro, Jayme Santos Neves…trabalhadores de hospitais de todo o Estado, na Capital e no interior, participaram do ato, estendendo faixas e cartazes em alusão ao PL 2.564. Em Linhares, no norte, um grupo pequeno também panfletou no trânsito da cidade.
Articulação em Brasília
Em paralelo, três diretores do Sindsaúde estão em Brasília, onde visitaram os gabinetes dos senadores Marcos do Val (Podemos) e Rose de Freitas (MDB), pedindo apoio objetivo ao PL de Contarato.
“Precisamos de 54 assinaturas. Vinte e oito já assinaram e 57 se manifestaram favoráveis em vídeo, incluindo Rose e do Val, mas precisamos das assinaturas deles no requerimento, porque aí é obrigatório que entre em votação”, explica a presidente do Sindsaúde, Geiza Pinheiro.
Ato isolado em Vitória