domingo, novembro 24, 2024
23.3 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Carreata pelo impeachment de Bolsonaro volta às ruas no dia 22 em Vitória

Manifestantes capixabas também reivindicam lockdown com auxílio e vacinação para todos

O Movimento Impeachment Já ES realiza no próximo sábado (22) sua terceira carreata, tendo como pautas o “Fora, Bolsonaro! Fora, Mourão!” e lockdown com auxílio e vacinação para todos. A concentração será às 14h, no viaduto Araceli, em Jardim Camburi, Vitória. 

O percurso ainda não foi definido pela pela organização, que é composta por entidades como coletivos e sindicatos, além de pessoas não ligadas diretamente a organizações da sociedade civil.

O advogado André Moreira, que é um dos organizadores, afirma que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, iniciada no Senado em 27 de abril e que investiga as omissões do Governo Bolsonaro (sem partido) diante da pandemia, não está na pauta. Entretanto, afirma que a iniciativa é positiva e que está ligada à defesa do impeachment de Bolsonaro e Mourão.

“A CPI implica em colocar para fora esse governo. É fundamental e está sendo um bom trabalho para o país, para deixar claro porque ainda não fomos vacinados, porque está se gastando tanto dinheiro público com cloroquina em vez de comprar vacina”, diz André.
No que diz respeito à vacinação, o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Adolfo Oleare, que também está na organização da atividade, afirma que a reivindicação é para que o a gestão de Renato Casagrande (PSB) compre os imunizantes. “Diante da omissão do Governo Federal, é a única forma de efetivar a vacinação a tempo de salvar a população. Não dá para contar com o Ministério da Saúde diante do negacionismo de Bolsonaro”, defende.
A organização da carreata destaca que o lockdown foi a medida que garantiu o sucesso do combate à pandemia na Nova Zelândia, onde a medida foi implementada com auxílio econômico. Outro exemplo parecido, afirmam, é em Araraquara, São Paulo, que por causa de 10 dias de lockdown, começou a registrar redução de casos, internações e mortes pela doença, chegando, dois meses depois, a registrar queda de 74% na média móvel de casos.
O lockdown reivindicado por meio da carreata é de 21 dias, com auxílio financeiro aos trabalhadores, desempregados e micro, pequenos e médios negócios. A primeira carreata do Movimento Impeachment Já ES aconteceu em 23 de janeiro, saindo de diversos pontos da Grande Vitória, concentrando-se na praça do Pedágio da Terceira Ponte. A segunda foi em 21 de fevereiro.

Mais Lidas