O governador também anunciou, nesta segunda-feira, um novo lote de 77,7 mil doses da vacina AstraZeneca
O governador Renato Casagrande anunciou, em suas redes sociais, a chegada ao Estado de 99,6 mil doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, na noite desta segunda-feira (17). “Com isso reduziremos a fila de espera pela segunda dose e daremos continuidade à imunização da população capixaba”, afirmou, já que existe atraso na aplicação da segunda dose desse imunizante. Ele anunciou também a chegada de 77,7 mil doses da AstraZeneca, da Oxford/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
As vacinas complementam as que chegaram nessa sexta-feira (14), quando o Espírito Santo recebeu 117,4 mil doses, sendo 65,2 mil da Coronavac e 52,2 mil da AstraZeneca. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), das doses de Coronavac que chegaram no dia 14 de maio, 21,4 mil serão destinadas à aplicação de segunda dose da população que se encontra com esquema vacinal em atraso, superior a 28 dias, nos grupos de 70 a 74 anos, 65 a 69 anos e trabalhadores da saúde.
Até o último dia seis de maio, 87,7 mil pessoas no Estado estavam no grupo que se encontrava com período de 28 dias em relação à primeira dose e aptas a completarem o esquema vacinal contra a Covid-19 com a aplicação da D2, como aponta a Sesa. O Brasil, ressalta a secretaria, ainda vive em um cenário de escassez de doses da vacina Coronovac, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, o que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo o País.
Já os imunizantes da AstraZeneca da remessa de sexta-feira passada serão para a primeira dose de pessoas com comorbidades, do grupo de forças de segurança e salvamento e dos trabalhadores da educação.
O novo esquema vacinal, com os lotes desta segunda-feira, ainda não foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Grávidas e puérperas
Após a suspensão da vacinação às gestantes e puérperas com doses da AstraZeneca, conforme comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização tem sido realizada no Estado para esse grupo com a Pfizer/BioNTech. Em Vitória, a vacinação será realizada nestas terça (18), quarta (19) e quinta (20), no ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João, no Maannaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), e na Igreja Batista em Jardim da Penha.
Além de Vitória, outras 13 cidades foram definidas para receber as doses da Pfizer: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.