sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Mais uma vez

Jair Bolsonaro renova promessa e diz, em vídeo com Soraya Manato, que visita o Espírito Santo “em breve”

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro renovou sua promessa e disse, nesta terça-feira (18), que vem ao Espírito Santo “em breve” . O anúncio foi feito em almoço com a deputada federal Soraya Manato (PSL), em Brasília, e divulgado em vídeo nas redes sociais. “Tô’ devendo uma visita aí e agora fui intimado…esposa do meu irmão [Carlos] Manato, não tem como recusar”, afirmou, emendando: “darei um abraço em todos vocês”. E quando será, finalmente? Ainda não tem data confirmada. Os bolsonaristas, não é novidade, esperam por isso desde o início do mandato, com muitos alarmes falsos. Os últimos em setembro e novembro de 2020, quando a visita foi considerada certa e já tinha até gente querendo ir para fila da recepção, sem falar dos atos de apoio de movimentos de direita prontos para sua chegada. No final das contas, porém, foi tudo cancelado, sob alegação de “problemas de agenda”. E agora, cumpre?

(A data foi anunciada dois dias depois da publicação desta coluna por bolsonaristas do Estado: dia 11 de junho)

Cenário
Caso o presidente venha mesmo, o momento político é oportuno para o seu grupo, na tentativa de afastar o desgaste da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e, por outro lado, acentuar ainda mais a oposição ao governador Renato Casagrande (PSB), alvo de constantes discursos dos aliados de Bolsonaro no Estado, que já preparam o caminho para 2022.

Pose de candidato
Carlos Manato, aliás, já realiza reuniões com lideranças políticas em municípios capixabas como candidato ao governo em 2022. No pacote, apoio ao seu palanque e à reeleição de
Soraya.

Replicou
O anúncio desta terça também foi parar no plenário da Assembleia no início da sessão, em discurso animado do deputado Torino Marques (PSL), lembrando que Vitória foi a única capital ainda não visitada pelo presidente. Diz ele que divulgará a data em suas redes sociais.

‘Gelo’
A presença de Bolsonaro é reivindicada, na verdade, ainda antes do atual mandato, nas eleições de 2018, para subir no palanque com Manato, que disputou o governo, na época pelo PSL. Ele perdeu para Casagrande, mas conseguiu crescer no decorrer do pleito.

‘Gelo II’
Em janeiro do ano passado, as cobranças pela visita se acentuaram devido às fortes chuvas registradas no Espírito Santo e Minas Gerais, mas o presidente foi somente ao estado mineiro, ignorando os capixabas. Depois, a expectativa ganhou novos contornos devido à disputa municipal, que registrou candidaturas do grupo, como o deputado estadual Capitão Assumção (Patri), na Capital, e o Tenentes Assis (PTB), em Cariacica. Nenhum deles foi eleito nem passou ao segundo turno.

Sem fim
Fotos que circulam nas redes sociais dando conta de um encontro realizado pelo ex-deputado federal Marcelino Fraga com o MDB de Colatina (noroeste do Estado), nesse final de semana, geraram burburinhos nos bastidores políticos e reacendem o confronto registrado na executiva estadual, que, definitivamente, nunca chega ao fim.

Sem fim II
Marcelino, como se sabe, foi expulso da legenda junto com o deputado estadual José Esmeraldo, após intervenção da Nacional e disputa interna com o grupo do ex-deputado federal e ex-presidente do partido, Lelo Coimbra. A reunião, divulgada por ele mesmo no Facebook, portanto, tem sido apontada como “clandestina”.

Redes sociais

Substituição
O que circula é que Marcelino teria informado aos correligionários presentes que substituía Rose de Freitas, que assumiu o comando do MDB, e estaria com “problemas de saúde”. A senadora foi alvo, semana passada, de operação da Polícia Federal (PF) que investiga esquema criminoso da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Cadeira cativa
Enquanto isso…Lelo tenta retomar o comando do partido no Estado, por meio da Nacional. Ou seja, mais capítulos da “novela do MDB”.

Nas redes
“Vitória, além de ser a cidade do assassinato de Araceli Crespo, recebeu hoje [terça, 18] o que tem de pior na política brasileira: [ministra] Damares e Bia Kicis [deputada federal do PSL]. Araceli não merece isso! Nós não merecemos isso!”. Camila Valadão, vereadora de Vitória pelo Psol.

FALE COM A COLUNA: [email protected] 

Mais Lidas