Total de cidades nessa classificação passou de 18 para oito no Mapa de Risco desta sexta-feira
O 56º Mapa de Risco da Covid-19, divulgado nesta sexta-feira (21), mostra que o número de cidades capixabas em risco baixo reduziu de 18 para oito. Os locais que estão com essa classificação são Águia Branca, Baixo Guandu, Colatina, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva e Vila Pavão. O novo mapa tem vigência a partir da próxima segunda-feira (24).
Em risco moderado estão 46 municípios, se mantendo nesse grupo a Capital Vitória – a única cidade ainda da região metropolitana – e, em risco alto, 24. Não há nenhuma cidade em risco extremo.
Os de risco alto, onde são necessárias medidas mais restritivas, são Alegre, Anchieta, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha. Nesses locais, as escolas podem funcionar apenas para educação infantil e fundamental I.
A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado e segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).