domingo, novembro 24, 2024
17.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Festival de música protagonizado por mulheres realiza edição online no dia 6

Luz Del Fuego vai contar com apresentações inéditas, como das cantoras Morenna e Bella Matta

O Festival Luz Del Fuego, evento protagonizado por mulheres com o objetivo de potencializar a presença feminina na indústria da música no Espírito Santo, será realizado gratuitamente no próximo dia 6 de junho, ao vivo e online para todo o país. A nova edição vai debater a equidade de gênero na produção executiva e nos processos criativos durante a pandemia do coronavírus. A exibição acontecerá no YouTube do Festival, das 14h às 19h, com line-up de apresentações com artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

O evento online vai contar com algumas apresentações inéditas de artistas, como a cantora Bella Mattar, que vai mostrar seu EP e também o primeiro single do álbum que está lançando. Assim como Morenna, que também vai fazer uma apresentação exclusiva, com o single Açaí‘, que vai ganhar a sua primeira versão live show. Já o showcase de Julia Mestre vai entrar na programação de dois anos do álbum da artista. A edição ainda conta com apresentações de Afronta Mc, Gabriela Brown, Indy Naíse, Jasper e Gana, Luiza Dutra, Luiza Boê e Transe.

“A curadoria da mini-edição online foi realizada com base em todas as bandeiras que o festival sempre pregou: talento, representatividade e fogo. Contudo, desta vez, a seleção contou com três artistas nacionais incríveis. E com o objetivo de realizar um intercâmbio cultural, dentro da cena independente, selecionamos performers com foco no som autoral libertador que cativasse o público do Luz. Já dentro do Espírito Santo, tivemos o prazer de selecionar algumas artistas que ainda não tinham performado no nosso palco”, relata Gabriela Brown, idealizadora do Luz Del Fuego junto com Louisy Carvalho.

Gabriela ressalta que o festival busca diminuir a disparidade entre mulheres e homens na cena musical, acentuada na pandemia. Além da circulação de shows, que privilegia minorias femininas – negras, indígenas e LGBTQI+ – , também atua com mentoria criativa e financiamentos de trabalhos.

“É um projeto com uma premissa bem afetuosa, bem afetiva, de presença de mulheres com outras mulheres do ramo musical. Então essa retomada se fez mais do que necessária neste período de pandemia, porque a única saída para profissionais da música é fazer live, e com isso, essa disparidade de gênero se tornou mais gritante ainda porque a gente prioriza mulheres na contratação do corpo técnico, ou pessoas LGBTQI+, mas ainda existem campos que a gente não consegue essa profissional”, conta Louisy.

Em um tentativa de ajudar a sanar a disparidade de gênero, a edição embrionária do projeto ofereceu a mulheres formação profissional, difusão e formação de público em uma Imersão de Processos Musicais e Festival realizados entre setembro e novembro de 2019 em Vitória, viabilizado pelo Edital de Projetos Culturais do Setorial de Música da Secretaria do Estado da Cultura (Secult-ES). Com uma equipe 100% formada por mulheres, o encerramento da imersão rendeu um webdocumentário e a produção de um single coletivo. O projeto também promoveu um festival de artes em novembro do mesmo ano, que unia música a produções artísticas das mais diversas áreas, como artes plásticas, fotografia, tatuagem e moda.

O Luz Del Fuego online é realizado via Lei Aldir Blanc, por meio da Secult ES e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com apoio institucional do Estúdio Bravo.

SERVIÇO

Festival Luz Del Fuego – Apresentações musicais e debates ao vivo envolvendo temáticas como a presença de mulheres na cena cultural em meio a pandemia

Data: 6 de junho

Horário: 14h às 19h

Assista em: Youtube do Festival Luz Del Fuego

Mais informações: https://linktr.ee/somosluzdelfuego

Mais Lidas