Organizadores esperam atingir uma dimensão maior do que os protestos do dia 29 de maio
No Espírito Santo, estão confirmados até esta quarta-feira (14) atos em Vitória, com participação de manifestantes de Vila Velha, Serra e Cariacica, e em Aracruz (praça São João Batista), Cachoeiro de Itapemirim (antiga Estação Ferroviária) e Marataízes (rotatória da Barra).
A data já havia sido estabelecida, mas ganhou nova dimensão com a participação popular acima do esperado no Dia Nacional de Mobilização, realizado no último dia 29, em mais de 200 cidades brasileiras e 15 no exterior.
Os organizadores pretendem reunir, como da vez passada, centrais sindicais, partidos políticos, sindicatos e associações, estudantes e professores, entre outras entidades da sociedade civil, com ênfase na bandeira de luta “Fora Bolsonaro”.
Por meio de redes sociais e em reuniões plenárias, os organizadores divulgam o evento, ressaltando o uso de máscaras e de álcool em gel, e também para que seja evitada a formação de grupos que possam provocar aglomeração, ao contrário das concentrações estimuladas pelo presidente Jair Bolsonaro, inclusive as que ele participa, nas quais as recomendações médico-sanitárias não são seguidas. O convite destaca que “vá’ a pé, de bike, carro ou moto”.
Algumas entidades que participam da organização solicitam que os participantes levem um quilo de alimento não perecível. Haverá pontos para receber as doações, dentro da campanha contra a fome, que já atinge mais de 14 milhões de pessoas no País.
Além do “Fora Bolsonaro”, a manifestação vai protestar contra a retirada de direitos, as privatizações e a reforma Administrativa, que atinge os servidores públicos. A necessidade de vacina contra a Covid-19 para toda a população, bem como o lockdown de 21 dias e auxílio emergencial de R$ 600,00 também estão ente as bandeias de luta dos manifestantes.