Recentemente, lembrei do Dia de Cachoeiro, em 29 de junho
Aliás, tem um poema de Rubem Braga sobre o Rio Itapemirim: “Batei, lavadeiras! São outras as águas, são sempre outras águas: o rio é o mesmo. Só eu que sou outro, tão outro daquele que outrora vos viu”.
Milhares e milhares de cachoeirenses moram fora da cidade, muitos no estrangeiro. Diz uma lenda, que há sempre um cachoeirese em algum lugar desse planeta, cumprindo alguma missão importante.
Outra história dá conta que estavam Roberto Carlos, Haroldo Silva e Pelé conversando, quando o rei da bola disse: “Só faltou eu nascer em Cachoeiro”. Essas coisas, além da cultura, que nos fazem bairristas.
Eis aqui alguns dos cachoeirenses ilustres: Carlos Fernando Lindenberg, Demistoclides Batista (Batistinha), Ernane Galvêas, Jerônimo Monteiro, João Batista Herkenhoff, Levino Fânzeres, Rubem Braga, Jair Bala, e os artistas, Roberto Carlos, Raul Sampaio, Joelma, Carlos Imperial, Sérgio Sampaio, e ainda o jogador Maxwell Scherrer Cabelino, Tinteiro, que jogou no Flamengo e marcava Pelé. Não podemos esquecer de “seo” Zezinho.
Não é em qualquer cidade deste mundo que tem uma praça, cantada em prosa e verso (Praça Jerônimo Monteiro) e nela ter um poema cravado em mármore (uma de suas riquezas minerais) que diz uma das mais bonitas estrofes jamais escritas por um mortal: “Esta sensibilidade, que é uma antena delicadíssima, captando pedaços de todas as dores do mundo, e que me fará morrer de dores que não são minhas”.
É o Poema Fraternidade, cujo autor é Newton Braga, o criador da Festa de Cachoeiro, irmão de Rubem Braga.
Sempre no feriado de 29 de junho, havia o desfile cívico- militar, com as escolas e sua balizas, além do Tiro de Guerra 220, cujas bandas marciais eram comandadas pelo mestre Taveira. Muitas saudades!
Hoje a cidade se alastrou para periferias, se tornou grande e, com isso, as pessoas já não se conhecem mais. O importante está gravado na memória, de nós, cachoeirenses, uma cidade que nos fez nascer, educou até certo momento, e nos soltou nesse mundo.
Pois ela comemora mais uma idade, e eu, longe e saudoso, “captando sentimentos de todas as saudades da cidade, que um dia me farão morrer de todas as lembranças que não só minhas”.
PARABÓLICAS
Impressionante a dedicação e o esmero com que Paco DJ faz seu programa na Spacesex FM. Se fosse radialista, nos daria exemplo.
Jair Oliveira se juntou a Thiago Souza e juntos fazem o Microfone Aberta às 6 da manhã na Massa FM.
Leo Duarte avisou que se afastou do rádio temporariamente, talvez se preparando para outra emissora importante.
Nosso antigo programa “15 Minutos com JRM” ora re-veiculado no site SimNoticias, é um dos mais clicados diariamente.
ACESSE:
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM
ACESSE TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=EkrX1RtAtrk
Eagles – The Best of My Life
MENSAGEM FINAL
Ser homem é ter dúvidas, e mesmo assim continuar o seu caminho. Paulo Coelho