quarta-feira, novembro 20, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Encontro do MPA debate violência contra a mulher

Começou nesta terça-feira (16) e vai até esta quinta (18) o IV Encontro Estadual de Mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores- MPA, na comunidade Córrego do Bley, em São Gabriel da Palha, norte do Estado.

 
O encontro busca reunir a militância feminina e estimular a reflexão do seu papel na construção de uma sociedade igualitária nas relações de gênero, além de levantar desafios e avanços da participação das mulheres no Movimento. 
 
Dorizete Cosme, da coordenação estadual do MPA, disse que um dos principais focos do encontro é fazer com que as camponesas compartilhem suas experiências, principalmente no trabalho de conscientização sobre a violência doméstica e trabalhista. Ele ainda destacou que, apesar de o evento coincidir com o período da colheita do café, a participação de mulheres das várias regiões do Estado é grande.
 
Leila Meure, da coordenação nacional do MPA, relatou que as diferenças entre os direitos dos homens e das mulheres ainda são muito grandes e considerou que a união entre os dois gêneros é importante para que se reverta o quadro dos casos de agressão e de assassinato a mulheres. Atualmente, a cada 24 segundos, uma mulher sofre agressão verbal e a cada 2 minutos, uma mulher é espancada.
 
Questões de saúde, como o uso de agrotóxicos, e de direitos, como a exploração do trabalho campestre feminino, são temas debatidos no encontro. Além disso, são oferecidas oficinas que trabalham temas como manejo alternativo de pragas e doenças, medicina popular, massagens, artesanato e nutrição do solo e plantas.

Mais Lidas