Há possibilidade de inclusão de novos grupos de acordo com a reserva técnica e demandas da sociedade civil
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que nesta semana a Comissão Intergestora Bipartite irá estabelecer um cronograma de imunização contra a Covid-19 para os grupos prioritários pendentes. Também será estudada a possibilidade de inclusão de novos grupos, levando em consideração a reserva técnica e as demandas apresentadas pela sociedade civil.
Esses grupos prioritários serão vacinados em julho e agosto. As informações serão divulgadas por meio de uma resolução, na próxima sexta-feira (9). “Julho pode ser de grande avanço da população capixaba”, ressalta Nésio.
Ao longo do processo de imunização no Espírito Santo, aconteceram várias mobilizações para inclusão de alguns segmentos entre os grupos prioritários, tendo alcançado êxito na reivindicação categorias como as dos portuários e rodoviários. Outros trabalhadores também pleiteiam ingressar nos grupos prioritários, a exemplo dos comerciários e jornalistas.
O secretário destacou que a imunidade coletiva deve ser com a aplicação das duas doses e alertou principalmente os jovens para a necessidade de seguir os protocolos sanitários, evitando, por exemplo, aglomerações em festas. “Novas variantes podem ter nos jovens os vetores para atingir quem não está totalmente imunizado”, alerta.