Nésio Fernandes vai levar proposta para o Conselho Nacional de Secretários de Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) irá propor ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde que o intervalo entre as doses da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) seja a partir de oito semanas após a aplicação da primeira. De acordo com o secretário Nésio Fernandes, a ideia é fazer esse debate junto ao Plano Nacional de Imunização (PNI). A informação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5).
“Do ponto de vista operacional, temos doses estocadas disponíveis para quem completou oito semanas de aplicação da primeira dose. Não falta nenhuma dose de AstraZeneca para aplicação da D2 para os capixabas”, aponta. De acordo com Nésio, vários países têm adotado essa medida “para antecipar a eficácia do retorno da segunda dose, levando em consideração as variantes”, informou.
Ele explica que a aplicação de doses de fabricantes diferentes “dificulta a operacionalização e distribuição das doses”. “A questão da logística colabora para a eficácia do processo de vacinação. Podemos adotar essa medida se o Plano Nacional de Imunização garantir que haverá doses para imunizar toda a população”, pontua.