Um novo processo de licitação para a 1º Etapa da praça do Cauê, na Enseada do Suá, em Vitória, será reaberto no próximo dia 21 de maio. A nova licitação será necessária porque a primeira concorrência pública não registrou nenhuma inscrição.
Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens do Espírito Santo (DER), o edital trata de concorrência tipo “menor preço”. A pracinha do Cauê, como é conhecida, será dividida ao meio para garantir fluxo direto da Reta Penha à Terceira Ponte. A divisão foi classificada pelo governo do Estado como um ponto estratégico para a maior mobilidade na Região Metropolitana. De acordo com , a medida garantiria um trânsito mais fluído, desengarrafando a avenida Reta da Penha e regiões do entorno.
A medida faz parte do plano de mobilidade urbana estadual que também prevê a construção de um viaduto na altura da avenida Norte-Sul, a duplicação e construção de ciclovia na avenida Leitão da Silva e a transferência de cabines de pedágio da Terceira Ponte, de Vitória para Vila Velha.
De acordo com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, atualmente, das 18 cabines de pedágio existentes, apenas 9 operam no horário de pico. Com a mudança, segundo ele, serão 14 cabines operando em horário de pico, em Vila Velha.
As intervenções – 1º fase do projeto -, estão previstas para o primeiro semestre de 2014. Já na segunda etapa – prevista para 2016 – o Governo discute desde a construção de túneis no cruzamento entre as avenidas Leitão da Silva e Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira Mar.