Nésio Fernandes e subsecretário Reblin esperam concluir, até no máximo agosto, a vacinação das categorias anunciadas
Foram anunciados, nesta segunda-feira (12), os cinco últimos grupos prioritários que serão vacinados contra a Covid-19 no Estado a partir deste mês. A especificação de cada um, bem como a documentação necessária para a imunização, constam na Resolução 116/2021 da Comissão Intergestora Bipartite, disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
As informações foram divulgadas em entrevista coletiva, da qual participaram o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes; e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
O grupo I é composto por trabalhadores das Forças Armadas (membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica) e da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. No segundo, os trabalhadores de transporte aquaviário. O terceiro contempla trabalhadores industriais e a população privada de liberdade. O grupo IV abrange caminhoneiros, lactantes e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. O último conta com trabalhadores da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), trabalhadores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e jornalistas.
A meta, segundo Nésio, é concluir no máximo em agosto, a vacinação desses grupos. A dos trabalhadores da indústria e pessoas privadas de liberdade deve acontecer até 15 de julho. Já os demais, a partir da segunda quinzena. O grupo V, de acordo com o secretário, será imunizado nos últimos dias de julho ou início de agosto. Nésio acredita que a imunização dos adolescentes com comorbidades “permitirá retorno mais seguro para as aulas presenciais”.
Embora o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tenha anunciado em seis de julho a inclusão de bancários e trabalhadores dos Correios entre os grupos prioritários da vacinação, essas duas categorias não estão entre os cinco grupos anunciados nesta segunda pelo secretário estadual de Saúde.