Secretário Nésio Fernandes atribui previsão à vacinação da população contra a Covid-19
O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (19), que a expectativa é de que nesta semana o Espírito Santo alcance o menor índice de casos de Covid-19 durante a pandemia, superando o ocorrido no mês de setembro de 2020, durante o intervalo entre a primeira e a segunda onda. O mesmo pode acontecer com o número de óbitos, cujo melhor desempenho até o momento foi em outubro passado.
O gestor acredita que a vacinação contribuiu para essa possibilidade, mas pontuou que a campanha poderia estar mais avançada se o Governo Federal tivesse adquirido vacina ainda em 2020. O secretário também destacou que, para evitar novas ondas, é preciso atingir cobertura vacinal de cerca de 80%. Uma das estratégias adotadas é avançar na imunização com a primeira dose e antecipar a segunda “em casos de ampla disponibilidade da AstraZeneca e da Pfizer”.
De acordo com o secretário, o objetivo é fazer com que o SUS seja também uma opção para a classe média. Outro anúncio feito pelo gestor é de que, também no segundo semestre, o Samu irá passar a operar em todos municípios do estado.