Depois do “novo tempo” do presidente da Assembleia, Erick Musso, o “outro caminho” do ex-deputado Carlos Manato
A mais de um ano das eleições do próximo ano, potenciais candidatos ao governo do Estado seguem não só rodando os municípios capixabas, como inaugurando frases de campanha. Depois do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), com o “seja parte de um novo tempo”, que já virou até adesivo espalhado por aí, e o “ES pode mais”, o ex-deputado federal Carlos Manato (sem partido) abriu nesta semana em suas redes sociais vídeos e banner em que conta sua história de vida, focado na família e trajetória política, também com slogan próprio: “Um outro caminho para o Espírito Santo”. Roupa azul, a preferida dos marqueteiros, flores, pais, infância…2022 começou cedo, mesmo!
Palavra da vez
Manato também emendou texto, como: “Não se faz mudança escolhendo os mesmos passos. O Espírito Santo precisa de novas ideias, novos nomes e de um novo caminho”. Novo, novo, novo…
Palavra da vez II
Erick também sempre acrescenta a mesma palavra: “Um novo homem, para um novo tempo”.
Filão eleitoral
As movimentações eleitorais de Erick e Manato já foram temas desta coluna várias vezes. As mais recentes, envolvendo a área que é obstáculo para o governador Renato Casagrande (PSB), a Segurança Pública, e que representa, só no caso da PM, um universo de 8 mil pessoas.
Filão eleitoral II
Representante do bolsonarismo no Estado, Manato tenta repetir o apoio dos militares e civis ao projeto do presidente de 2018, com a diferença, por aqui, das forças de Segurança agora estarem em pé de guerra com Casagrande, candidato à reeleição.
Mudou tudo
O cenário atual é diferente das últimas eleições, quando, após um período trágico com Paulo Hartung, militares e civis se alinharam ao então candidato socialista, após acordos que resultaram na anistia administrativa da greve de 2017 e em negociações salariais. Também candidato na época, como palanque de Bolsonaro, Manato foi derrotado.
Tête-à-têtê
Neste mês, o ex-deputado, que ainda não tem partido à espera da decisão do presidente da República, participou de várias reuniões com entidades representativas, insatisfeitas e articuladas, e com policiais na Grande Vitória e interior.
Promessas
A área também recebe agora os olhares de Erick, que já há alguns meses se reúne com igrejas, empresários e lideranças políticas. O presidente da Assembleia, nesta semana, fez discurso em plenário contra ações do governo, se reuniu com as mesmas associações, e publicou em suas redes que “está junto com as forças de Segurança do Estado”, listando ainda propostas/promessas.
Veja…
Melhores salários para delegados, investigadores, escrivães e demais servidores da PC; aumentar a gratificação dos servidores que trabalham em plantão nos finais de semana; reestruturação completa dos quadros de promoção de PMs e bombeiros; melhorias salariais para policiais e bombeiros; e contra fechamento de delegacias do interior e o teleflagrante.
Apostas
Na corrida pelo apoio, entre o presidente da Assembleia e Manato, quem leva?
Nada
Na véspera da visita do governador de São Paulo, João Doria, ao Espírito Santo, nesta sexta-feira (21), nada de publicação ou chamado à militância pelo presidente estadual da legenda, deputado Vandinho Leite, em suas redes sociais. Doria, como já dito aqui na coluna, vem articular seu nome paras as prévias do PSDB em novembro, quando tentará se garantir na disputa à Presidência da República.
Nada II
Demais tucanos ativos nas redes sociais, como o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, o deputado Marcos Mansur, a ex-vereadora de Vitória Neuzinha de Oliveira, e o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, nada também.
Enfim…
Já o ocupante da terceira cadeira do PSDB na Assembleia Legislativa, Emilio Mameri, postou foto nessa quarta-feira com Vandinho, o secretário da Casa Civil de São Paulo, Cauê Macris, e do presidente da Assembleia de São Paulo, Carlão Pignatari. O tema da conversa, segundo ele: as prévias de novembro.
Sinais
Pergunta que não quer calar: algum parlamentar sem partido ou com o pé na porta participará, desta vez, do evento do ninho tucano com os filiados do Estado e Doria, no sábado (21)? No anterior, do concorrente Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, apareceram o deputado federal Felipe Rigoni (ex-PSB) e o estadual Sergio Majeski (de saída do PSB).
Nas redes
“Não é de se espantar que uma administração focada na pessoalidade do seu gestor e, sobretudo, na cassação de direitos básicos dos munícipes – como o acinte que significa aplicar contra os proventos de idosos e pensionistas, uma taxação de 14%, motivo do protesto – chegue a tal ponto”. Deputada estadual Iriny Lopes (PT), sobre a exoneração por Pazolini de dois guardas municipais de suas funções gratificadas, após recusa em expulsar aposentados da prefeitura de Vitória.
FALE COM A COLUNA: [email protected]
Sem trégua
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/sem-tregua-1
Costuras e apoios
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/costuras-e-apoios
As andanças de Erick
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/as-andancas-de-erick