Na coluna: Slam e cineclube no Mucane, lançamentos na música e literatura capixaba, fotografia nas ruas de Cachoeiro e Bogotá
LITERATURA
Fecali confirma data oficial
A Prainha de Vila Velha será sede da primeira Festa Capixaba do Livro (Fecali). Prevista inicialmente para setembro, o evento confirmou a nova data oficialmente: será entre os dias 16 e 21 de novembro. Além de contar com uma feira com venda de livros diversos, a Fecali terá uma programação cultural em paralelo com oficinas, rodas de conversa, contação de história, teatro e exibição de filmes, além de visita aos diversos monumentos histórico e culturais do entorno da Prainha.
Slam e cineclube no Mucane
De volta às atividades, o Museu Capixaba do Negro – Veronica da Pas (Mucane) terá novos projetos em funcionamento, trazido por coletivos culturais. Um deles é o Slam de Cria, com estreia neste domingo (12), por iniciativa conjunta do Coletivo de Performance Itinerante, de Vitória, e o Coletivo Empoetem-se, de Vila Velha.
A outra novidade é que o Cine Pop Rua – Pipoca e Direitos Humanos terá exibição de filmes e debates mensais no Mucane, toda segunda quarta-feira do mês. O calendário deste ano será dias 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro, com filmes com temas como moradia, cidade, saúde mental, raça, gênero e classe. Além disso, no dia 13 de novembro haverá um circuito cineclubista com programação durante todo o dia.
Ingrid Carrafa lança ‘E quando borboletas carnívoras dançam no estômago’
A escritora Ingrid Carrafa lança, na próxima quinta-feira (16), o livro de poesia E quando borboletas carnívoras dançam no estômago, publicado pela Editora Maré. A obra será apresentada numa live da autora às 20h, no Instagram da editora, em que Ingrid fará um bate-papo com a jornalista e escritora Lívia Corbellari. A publicação aborda temas como solidão sexo, família, amor, morte e vida, com histórias íntimas porém comuns a muitas pessoas. A obra tem prefácio da escritora Bernadette Lyra e capa ilustrada pelo artista plástico Caio Cruz. A artista também explora a poesia de forma visual por meio de autorretratos em sua rede social.
Poesia na penitenciária
O livro de Ingrid Carrafa conta com apoio da Secult-ES por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Uma das contrapartidas oferecidas é a doação de 100 edições para a Penitenciária Feminina de Cariacica – Bubu, onde também serão exibidos dois vídeos-poemas de textos que estão no livro, interpretados e encenados pela autora com imagens de Heitor Righetti. Estes vídeos também serão publicados no Instagram da Maré.
FOTOGRAFIA
Coletivo 028 lança concurso fotográfico internacional
Livro de fotografia lançado em assentamento capixaba
Mais de duas décadas de trabalho envolvem o livro Olhares comprometidos: fotografia e identidades no MST, lançado pela Edufba. Nele, o professor e fotógrafo Rodrigo Rossoni trabalhou junto com moradores do assentamento Piranema, em Fundão, em registros fotográficos do local e das pessoas que lá habitam. A obra foi publicada no início deste ano, mas agora teve lançamento presencial neste domingo (12), às 10h, em evento aberto no assentamento, seguindo as normas de prevenção à Covid. O livro e outros registros relacionados ao projeto podem ser encontrados no site www.olharescomprometidos.com.
MÚSICA
Raya lança segundo single de seu EP
Sozinha é o nome do segundo single da cantora Raya, que fará parte de seu primeiro EP. Ela aborda a solidão da dita “mulher forte”. O EP contará com cinco músicas, entre elas Primeiro Amor, a primeira a ser lançada nas diversas plataformas de streaming. A gravação de Sozinha teve produção do músico e compositor Luri, e contou com Maria Gabriela Oliveira, na guitarra, Thaysa Pizzolato, no teclado, Douglas Vidal, no baixo, e Matheus Estrela, na mixagem e masterização. Ouça as canções no Spotify ou outras redes.
A César o que é de César!
Ainda na música, se alguém perdeu, o grande lançamento da semana foi o primeiro disco de César MC, Dai a César o que é de César, com sete canções, cinco delas inéditas. O rapper do Morro do Quadro, em Vitória, vem ganhando expressão nacional e seu álbum conta com participação de dois dos maiores nomes do rap nacional atual, Emicida e Djonga. Ouça aqui. Mais informações sobre o disco aqui em matéria aqui do Século Diário.