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​Caixa leva 15ª multa do ano por filas e pode perder alvará de funcionamento

Prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, estuda tirar do banco a folha de pagamento dos servidores

A agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Barra de São Francisco, noroeste do Estado, sofreu nessa terça-feira (14), a 15ª multa do ano pelo mesmo motivo: descumprimento de lei municipal que limita em 30 minutos o tempo de espera para o cliente ser atendido pelo serviço bancário da cidade. Por ser reincidente, a multa aplicada por agentes da Secretaria Municipal de Fazenda foi de R$ 3,7 mil.

O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) ameaçou não renovar o alvará de funcionamento da agência em 2022, além de estudar a possibilidade de tirar do banco a folha de pagamento dos servidores municipais.

“A multa é aplicada e, se não pagarem, vamos judicializar. Preferem pagar a multa do que resolver o problema, que afeta principalmente a população pobre. Ninguém vê rico nas filas, somente os pobres, porque os ricos eles atendem internamente. Vamos dar um jeito nisso, nem que eu tenha que cassar a licença de funcionamento da agência”, disse Enivaldo.

Segundo o prefeito, até o final do ano as multas vão continuar, mas se não houver providências por parte do banco, “com um local coberto e em ambiente refrigerado para atendimento, o jeito vai ser não renovar o alvará de funcionamento”, reforçou.

Das multas anteriores, em 13 o banco fez recurso administrativo, que está em análise. Uma ainda está no prazo para recurso e, agora, essa nova autuação. A primeira multa na agência foi aplicada no valor de R$ 1,8 mil, no dia 7 de janeiro. Agora, o prefeito prometeu que, se necessário, aplicará uma multa por dia até que o banco tome providências.

Os problemas começaram em maio de 2020, quando a Caixa ficou responsável por pagar os auxílios emergenciais do Governo Federal. “Principalmente no início de mês, quando os aposentados e pensionistas do INSS recebem pagamento, e nas datas de pagar o auxílio por conta da pandemia de Covid, o problema se repete”, afirma o prefeito.

A notificação dessa terça-feira foi lavrada com o testemunho de três clientes, sendo que uma mulher ficou 90 minutos na fila, outra estava há 33 minutos, e a terceira há 31 minutos.

“Havia mais gente, mas três já são o suficiente. A fila se estendia pelo lado de fora da agência. A falta de respeito com os francisquenses não pode ficar impune. Hoje, além do dia muito quente, acima do normal, várias pessoas ficaram por mais tempo do que o permitido em longas filas”, afirmou Enivaldo.

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