‘Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando?’ está em cartaz no Maes até 28 de novembro. Yiftah mora em Vitória desde 2011
As obras são interativas e existe a possibilidade de interagir com algumas delas, enquanto público, criando a própria performance. Além do espaço expositivo do Museu, a exposição tem intervenções externas em busdoors (termo em inglês para a obra afixada ao espaço traseiro de ônibus em tamanho grande). Nesse caso, as imagens circulam pela cidade em ônibus do sistema Transcol.
Na parte interna do Maes, a curadoria intenciona apresentar ao público obras criadas por Yiftah Peled, a partir de elementos e lugares específicos da Capital, a serem expostos por meio de instalações e displays. A exposição conta ainda com práticas artísticas colaborativas, realizadas, segundo o Museu, respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.
Yiftah Peled trabalha com instalações que proporcionam espaços de inclusão do corpo, criando, desta forma, uma ação cumulativa e coletiva. Em algumas obras presentes na exposição, o artista utiliza instruções que direcionam ações em espaços públicos. Além disso, trabalha com ambientes onde o espectador, por meio de instruções, é induzido a vivenciar certas experiências, com o apoio de variados elementos, como formas, objetos, fotografia, som e filmes.
De acordo com o artista, o objetivo da exposição é também ocupar a cidade. Por isso, a arte será realizada no ambiente aberto das ruas, tecida pela lógica da efemeridade, que costuma intensificar a presença das obras, tanto no sentido de assegurar um grau máximo de visibilidade quanto de impactar um número maior de espectadores.
Ainda neste projeto, estão previstos a elaboração de 500 exemplares do catálogo e vídeo documental de três minutos, para fins de registro de todas as ações realizadas. O catálogo será distribuído de forma gratuita na versão física e também terá uma versão on-line, disponível no site do artista. O vídeo ficará disponível na internet, no canal do artista no YouTube.
A concepção e organização geral da exposição é assinada pela produtora Livia Egger, junto ao artista Yiftah Peled. A curadoria das obras é de Ananda Carvalho. A arte educadora Adriana Magro assina a proposta educativa da exposição. A expografia é da arquiteta Flora Gurgel, com produção e assistência da designer Luiza Egger. A montagem foi realizada por Gustavo Oliveira e Edmundo Souza Junior, com trabalhos de marcenaria de Gustavo e Hudson Souza Dias. O design gráfico da exposição é de Wérllen Castro, que também fará o projeto gráfico do catálogo, editado por Victoria Pianca.
A exposição foi contemplada pelo Edital 019/2019 – Seleção de Projetos de Exposições de Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult).
Sobre Yiftah Peled
Nascido na cidade de Afula, Israel, em 1964, o artista vive e trabalha em Vitória. Iniciou as atividades em 1991, desenvolvendo projetos a partir de diferentes suportes, como instalação, ambientes, múltiplos, fotos, objetos, performance e intervenção urbana.
Participou de mostras, como Bienal de São Paulo (1994), Projeto Parede MAM/SP (2011), Panorama de Arte Brasileira, MAM/SP (1999, 2005, 2010), Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2019) e Festivais de Performance Verbo (2005, 2008, 2019). Desde 2009, coordena o espaço independente Contemporão, que passou pelas cidades de Florianópolis, Vitória e São Paulo (desde 2018). O espaço Contemporão promove projetos artísticos transdisciplinares e interfaces entre as práticas de performance, participação e performatividade. Em 2013, finalizou o doutorado em Poéticas Visuais, na ECA/USP, pesquisando performance e participação nas Artes Visuais e, desde 2012, atua como professor/pesquisador no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde desenvolve pesquisa e projetos artísticos com três grupos do CNPq: Práticase Processos da Performance (3P), Diálogos entre Sociologia e Arte (DISSOA) e Grupo de estudo em curadoria. Yiftah tem obras em acervo na Funarte, no Rio de Janeiro, RJ; no Museu da Gravura, em Curitiba, PR; no MAM em São Paulo, SP; e no MASC, em Florianópolis, SC.