Na coluna: Cantata Dadaísta, relato em livro da migração italiana 120 anos depois, e Bar do Pantera sob nova direção
DIVERSIDADE E TERRITÓRIO
Sarau do Porto em São Mateus
Evento aguardado na cena cultural do norte capixaba, o Sarau do Porto acontecerá no dia 15 de outubro no Largo do Chafariz do Porto de São Mateus, importante sítio histórico do Espírito Santo. O evento acontecerá de 15h às 21h, contando com atrações como dança, teatro, música, cinema, teatro e capoeira, além de exposições de arte e fotografia.
O evento faz parte do projeto Porto Criativo, iniciativa que busca a valorização, preservação e restauração do local por meio de atividades criativas e culturais que movimentem o espaço público e os casarões do porto. Mais informações no Instagram e no site do projeto.
Aplicativo registra pontos turísticos e culturais de São Mateus
Diversas expressões culturais materiais e imateriais e pontos turísticos fazem parte do APP Diversidade Cultural, um aplicativo gratuito lançado em setembro, que está disponível nas lojas de aplicativos para sistemas Android e IOS. Segundo Thiago Mosaico, idealizador da iniciativa, a proposta é promover conexões e intercâmbios entre artistas, produtores culturais, moradores locais e turistas.
MEMÓRIA
Biografia retrata vida e obra de Augusto Ruschi
Ruschi: o guardião da floresta é o nome do novo livro coordenado por Antonio de Pádua Gurgel sobre o ilustre capixaba Augusto Ruschi, considerado Patrono da Ecologia no Brasil. O lançamento será online e ao vivo, no dia 19 de outubro, às 19h30, no canal da Secult no YouTube.
Ruschi foi professor da UFRJ e pesquisador do Museu Nacional, tendo realizado diversos estudos, catalogado espécies, realizado expedições científicas, criado reservas ecológicas e denunciado ações de desmatamento, entre tantos feitos de sua trajetória. O livro foi editado em português e inglês e conta com prefácio do governador Renato Casagrande, colaboração do jornalista Bartolomeu Boeno de Freitas, do fotógrafo Leonardo Merçon e de Gabriel Ruschi, neto do biografado. Mais informações no site www.paduagurgel.com.br.
Relato sobre imigração italiana será publicado 120 anos depois
Outro lançamento recente é Viagem às Colônias do Espírito Santo: Onde estão e como vivem os camponeses italianos no Espírito Santo – 1902, publicação de número 28 da Coleção Canaã, realizada pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees). Trata-se da tradução de um relatório produzido pelo comissário oficial da Itália, Arrigo De Zettiry, após visitar o Estado praticamente 120 anos atrás, em fevereiro de 1902.
No relato, o comissário mostra o progresso de algumas famílias e as grandes dificuldades de outras, que enfrentavam doenças e dívidas por conta da baixa do preço do café. A obra conta com tradução de Nerina Bortoluzzi Herzog e prefácio do sociólogo Renzo M. Grosselli. O livro será disponibilizado em PDF ainda este mês no site do Arquivo Público, junto às outras obras da Coleção Canaã.
EVENTOS
Cantata Dadaísta no Dia do Saci
Um dos mais insanos coletivos culturais do Espírito Santo, o Facção In-versa realiza no dia 31 de outubro, Dia do Saci (ou Dia das Bruxas na versão original e colonial), mais uma edição da Cantata Dadaísta. “Você que é artista de talentos medianos e produções de gosto duvidoso, chegou a sua hora!!!”, diz o chamado.
Quem se identificou pode se inscrever preenchendo este formulário. Serão selecionados 15 artistas e/ou grupos culturais para se apresentarem com direito a cachê. O evento será no Centro de Artes Trupe Maratimba, em Guarapari, com início no sugestivo horário de 16h20.