Dos 312 mil que não retornaram, 88% têm menos de 59 anos. Nesse grupo, 72% têm idade inferior a 49 anos
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (11), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou que 312 mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Desse total, 88% são não idosos, ou seja, têm até 59 anos. Nesse grupo, 72% têm menos de 49 anos. Diante disso, o subsecretário de Vigilância Sanitária, Luiz Carlos Rebin, alertou que a vacinação diminui a circulação do vírus, protegendo os idosos que, por um motivo qualquer, não foram imunizados, apesar de terem sido vacinados.
O subsecretário informou também que o Espírito Santo tem cobertura vacinal de 92% em pessoas acima de 18 anos com primeira dose ou a única da vacina da Janssen. Nesse mesmo grupo, a cobertura é de 63% com a segunda dose. Já entre os idosos, a dose de reforço já atingiu 65%. Entretanto, afirma Nésio, a velocidade da vacinação tem caído no Espírito Santo, o que é motivo de preocupação. “Vamos mobilizar familiares, vizinhos, conhecidos, para convencê-los de forma afável, preocupada, de que devem se vacinar”, recomendou.
O secretário também informou que, ainda nesta semana, será divulgada uma portaria que trata da limitação de pessoas não vacinadas em atividades econômicas e sociais, além da portaria que exige a imunização para que os servidores públicos possam “acessar espaços públicos de cuidado da população”.