domingo, setembro 22, 2024
21 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Corregedoria arquiva denúncia contra vereador por agressões à imprensa

Relator do processo, Duda Brasil votou pela inadmissibilidade da denúncia contra Gilvan da Federal

A Corregedoria-Geral da Câmara de Vitória decidiu pelo arquivamento da representação contra o vereador Gilvan da Federal (Patri) decorrente de frequentes agressões verbais contra jornalistas no exercício profissional, que atingem toda a imprensa. O relator do processo, Duda Brasil (PSL), votou nesta quinta-feira (27) pela inadmissibilidade da denúncia, apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES).

O corregedor-geral, vereador Anderson Goggi (PTB), e os membros André Brandino (PSC) e Maurício Leite (Cidadania) aprovaram o parecer do relator, à unanimidade, e nem chegaram a analisar o mérito da representação, que pedia instauração de processo disciplinar, ante o abuso das prerrogativas constitucionais. Camila Valadão (Psol) criticou a decisão.

A denúncia foi apresentada no dia 20 de setembro em referência a fatos ocorridos nas sessões plenárias dos dias 3 de maio, 17 de julho e 25 de agosto deste ano. 

Gilvan tem se notabilizado por um comportamento agressivo e desrespeitoso nas sessões da Câmara de Vereadores, no estilo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem é seguidor. Além dos jornalistas, já protagonizou agressões às vereadoras Camila Valadão (Psol) e Karla Coser (PT), e aos professores, sempre com o objetivo de criminalizar atos em defesa de direitos dos trabalhadores.

A representação do órgão sindical está amparada no artigo 8º, III, da Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara de Vitória, com a chancela da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaf). Procurado para falar sobre a decisão da Corregedoria da Câmara, que apresenta características de corporativismo, o coordenador-geral do Sindijornalistas, Douglas Dantas, disse que precisava consultar a assessoria jurídica do sindicato.

Mais Lidas