domingo, setembro 22, 2024
21 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

Ex-prefeito de Manaus busca votos do PSDB no Espírito Santo

Arthur Virgílio Neto, crítico do bolsonarismo, concorre com o governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP)

Com reduzidas chances de vitória, de acordo com previsões do mercado político, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto traz para a Capital do Estado sua campanha nas prévias do PSDB para escolha do candidato à presidência da República. Crítico atuante do bolsonarismo, transmite live neste domingo (14), a partir das 18 horas, sob o título “Conversa com o Espírito Santo”, com a participação do presidente estadual da sigla, deputado Vandinho Leite.

Arthur Virgílio, que inclui entre seus diplomas os de ex-prefeito, deputado federal e senador, além de diplomata, concorre com os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e João Doria, de São Paulo, donos das maiores pontuações nas pesquisas, com vantagens para Leite, a considerar as manifestações de apoio da cúpula do partido. Nessa relação se insere também Vandinho, segundo notícias de bastidores. Eduardo Leite e Doria também já realizaram encontros em Vitória.

As prévias tucanas estão marcadas para o próximo domingo (21) e poderão ir a segundo turno, em 28 deste mês, entre os dois candidatos mais votados, caso nenhum deles supere os 50% dos votos. Na votação, o eleitorado é dividido em quatro grupos, cada um com peso unitário de 25% do total de votos válidos. 

Poderão votar os filiados ao partido; prefeitos e vice-prefeitos; vereadores, deputados estaduais e distritais; governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais; ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional. Os três pré-candidatos voltaram a se encontrar, nessa sexta-feira (12), para mais um debate, desta feita promovida pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Nesse debate, Virgílio criticou os outros dois concorrentes, apontando equívocos no apoio dado a Bolsonaro e confessou ter votado, em 2018, em Henrique Meirelles (MDB-GO) e em Fernando Haddad (PT-SP) no segundo turno. O político faz o mea-culpa do partido e defende o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para Arthur Virgílio, não se justifica a aproximação da bancada federal da sigla com o bolsonarismo, posicionamento que o coloca em desvantagem, por conta do alinhamento de dirigentes ao presidente nas eleições de 2018.

O partido

Com um desempenho abaixo do esperado em nível nacional, com o então candidato a presidente Geraldo Alckmin alcançando apenas o quarto lugar, o PSDB também foi desmantelado no Espírito Santo nas eleições de 2018. Deixou à míngua o então senador Ricardo Ferraço, derrotado ao concorrer à reeleição, o vice-governador César Colnago, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho, que perdeu a reeleição em 2020.

Todos ensaiam um retorno em 2022. Ricardo Ferraço tenta disputar o Senado pelo União Brasil, criado com a fusão PSL-DEM, Colnago busca achar um lugar para se acomodar e já chegou a anunciar que irá disputar o governo, apesar de não haver qualquer abertura no partido, que só mantém, pelo menos até agora, a pré-candidatura de Max Filho.

Mais Lidas