Em Vitória, votação ocorreu no Centro de Convenções, onde compareceu elevado número de advogados
José Carlos Rizk Filho, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), permanecerá no cargo até 2024. Ele foi reeleito nesta quinta-feira (18), com 54% dos votos dados à sua chapa, “Pra Frente OAB”.
A outra concorrente, Erica Neves, líder da chapa “É diferente, é OAB de verdade”, atingiu 35,2% , enquanto Alexandre Rossoni, da chapa “Agora é nossa vez. Onde todos são iguais”, 6,4% Advogados que votaram em Erica Neves consideram que a votação da principal chapa de oposição surpreendeu, principalmente por ter a campanha começado tarde.
Os advogados aptos a votar compareceram aos postos instalados em Vitória e em 19 cidades, utilizando eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Em Vitória, a votação ocorreu no Centro de Convenções, em Santa Lúcia, das 9 às 17 horas, mesmo horário seguido nos locais de votação nos outros municípios.
O universo de participantes no pleito foi de 11,6 mil advogados. O total de votos em branco somou 316 (2,7%) e nulos 182 (1,56%).
Propostas
Durante a campanha, recheada de ações e pedidos de impugnação, José Carlos Rizk Filho apresentou propostas de valorização do advogado, que resultaram em vantagens eleitorais. Ele pretende “aumentar ainda mais a agilidade na defesa da advocacia, ampliando os canais de contato com a Ordem, abrir mais oportunidades de capacitação da advocacia por meio da ESA-ES [Escola Superior de Advocacia], com novos convênios e nova grade de pós-graduação”.
Um dos pontos ressaltado pela chapa vencedora foi a questão da anuidade, por meio da “modernização do programa anuidade zero, multiplicando a rede de parceiros e permitindo compras on-line”, além de “consolidar os avanços para as mulheres advogadas, com melhoria permanente e humanização das estruturas da Ordem e instalação da Ouvidoria da Mulher Advogada no interior do Estado”.
O reforço do diálogo com os Poderes do Estado em defesa dos assuntos de interesse da advocacia e da sociedade também está no programa de gestão Rizk Filho, que defende maior valorização do jovem advogado, com a ampliação do projeto “Meu primeiro Cliente”, com o objetivo de incluir cada vez mais jovens advogados em escritórios de advocacia reconhecidos.
Foram eleitos os membros da Diretoria do Conselho Seccional, os conselheiros Seccionais titulares e suplentes, os conselheiros federais titulares e suplentes, as Diretorias das Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) para o triênio 2022-2024.