domingo, novembro 24, 2024
17.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Rizk Filho é reeleito presidente da Ordem dos Advogados no Estado

Em Vitória, votação ocorreu no Centro de Convenções, onde compareceu elevado número de advogados

Leonardo Sá

José Carlos Rizk Filho, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), permanecerá no cargo até 2024. Ele foi reeleito nesta quinta-feira (18), com 54% dos votos dados à sua chapa, “Pra Frente OAB”.

A outra concorrente, Erica Neves, líder da chapa “É diferente, é OAB de verdade”, atingiu 35,2% , enquanto Alexandre Rossoni, da chapa “Agora é nossa vez. Onde todos são iguais”, 6,4%  Advogados que votaram em Erica Neves consideram que a votação da principal chapa de oposição surpreendeu, principalmente por ter a campanha começado tarde.

Os advogados aptos a votar compareceram aos postos instalados em Vitória e em 19 cidades, utilizando eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Em Vitória, a votação ocorreu no Centro de Convenções, em Santa Lúcia, das 9 às 17 horas, mesmo horário seguido nos locais de votação nos outros municípios.

O universo de participantes no pleito foi de 11,6 mil advogados. O total de votos em branco somou 316 (2,7%) e nulos 182 (1,56%).

Leonardo Sá

Propostas

Durante a campanha, recheada de ações e pedidos de impugnação, José Carlos Rizk Filho apresentou propostas de valorização do advogado, que resultaram em vantagens eleitorais. Ele pretende “aumentar ainda mais a agilidade na defesa da advocacia, ampliando os canais de contato com a Ordem, abrir mais oportunidades de capacitação da advocacia por meio da ESA-ES [Escola Superior de Advocacia], com novos convênios e nova grade de pós-graduação”.

Um dos pontos ressaltado pela chapa vencedora foi a questão da anuidade, por meio da “modernização do programa anuidade zero, multiplicando a rede de parceiros e permitindo compras on-line”, além de “consolidar os avanços para as mulheres advogadas, com melhoria permanente e humanização das estruturas da Ordem e instalação da Ouvidoria da Mulher Advogada no interior do Estado”.

O reforço do diálogo com os Poderes do Estado em defesa dos assuntos de interesse da advocacia e da sociedade também está no programa de gestão Rizk Filho, que defende maior valorização do jovem advogado, com a ampliação do projeto “Meu primeiro Cliente”, com o objetivo de incluir cada vez mais jovens advogados em escritórios de advocacia reconhecidos.

Foram eleitos os membros da Diretoria do Conselho Seccional, os conselheiros Seccionais titulares e suplentes, os conselheiros federais titulares e suplentes, as Diretorias das Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) para o triênio 2022-2024. 

Mais Lidas