quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

‘Conceito de vacinação completa com duas doses é insuficiente’

Secretário Nésio ressalta a necessidade do reforço e alerta que 5% da população não recebeu ainda sequer a primeira dose

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta terça-feira (23), reforçou a necessidade de aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19. “Conceito de vacinação completa com duas doses é insuficiente”, disse, destacando a importância do reforço para os idosos e também para os adultos maiores de 18 anos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos cinco meses.

O gestor informou que 5% da população capixaba não se vacinou nem com a primeira dose, e esse grupo representa 33% das internações por Covid-19. A expectativa, relatou, é de que as microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce, ainda nesta terça, alcancem 80% da população adulta vacinada, e, na semana que vem, a maioria das microrregiões atinja 90% dos adolescentes imunizados com a primeira dose.

Entretanto, destaca Nésio, a aplicação da terceira dose nos idosos “é o principal desafio mobilizador para alcançar todo o Espírito Santo como risco muito baixo”, sendo necessário, para isso, combater as fake news. Também foi informado que, atualmente, existem 154 pessoas internadas por Covid-19 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) públicos.
O secretário destacou ainda uma tendência de queda no número de casos, internações e mortes, sendo que nos últimos 14 dias, quatro municípios tiveram variação positiva no que diz respeito aos óbitos e 19 em relação ao surgimento de novos casos. Nésio não especificou, no entanto, em quais cidades esses números foram alcançados.
Além disso, 80% da população adulta capixaba já foi vacinada, o que foi anunciado em tom de comemoração pelo governador Renato Casagrande (PSB) em suas redes sociais. “Marca para se comemorar, porém, nosso objetivo é vacinar todos os capixabas, pois só assim poderemos vencer definitivamente essa batalha”, ressaltou.
Diante dos dados apresentados, Nésio descarta a possibilidade uma quarta onda da Covid-19 no Espírito Santo com repercussão nas atividades econômicas e sociais, o que, como recordou, não era o contexto do mês de agosto passado, diante da transmissão comunitária da variante Delta. Esta, aponta o secretário, encontrou proteção da cobertura vacinal nos grupos que mais evoluíam a óbito.

Mais Lidas