Toda manhã sou acordado com cantos dos passarinhos, fazendo suas sinfonias
Para quem costuma acordar cedo para trabalhar, um agradável alarme natural. Para quem está chegando em casa da balada, o aviso de que a noitada talvez tenha sido longa demais e o sol está prestes a sair. Toda manhã sou acordado com cantos dos passarinhos, fazendo suas sinfonias nas frondosas árvores que cercam o prédio.
Procurei saber que tipo de passarinho canta a essa hora. O que abre o bico é o tal de sabiá laranja, tem também os companheiros de canto, tentilhões, pintassilgos e pardais.
E porque cantam forte a essa hora (o horário é entre 6 e 7) e a resposta científica que encontrei é que eles acordam às 4h e começam a cantar às 6h. Por um lado, temos a poluição sonora, que ainda está fraca. Além disso, nessa ocasião a temperatura é mais baixa e o vento é mais calmo, o que melhora muito a transmissão do som.
Acredito que esse agradável barulho deve acontecer em cidades arborizadas, como Goiânia (89,3%), Campinas (87,5%), Belo Horizonte (82,7%), Porto Alegre (82,7%), Curitiba (76,1%), São Paulo (74,8%) e Vitória (70%).
Uma estrofe de um verso cantado no interior fala desses cantos, das passaradas:
“O meu amor
Olha o céu é nossa estrada
O meu amor
Vou seguir a passarada”
PARABÓLICAS
Jorge “Bubu” Buery manda avisar que ele e equipe estão fazendo um programa esportivo na Gazeta FM. Estrearam dia 22 de novembro.
Claudia Geigher e Daniela Abreu trazem o sangue cachoeirense nas veias. Será que é isso que ajuda a serem boas profissionais?
De vez em quando aparece, em Vix, o radialista e ex deputado estadual pela Bahia, Getulio Ubiratan, o tchê.
Frequentando programas de rádio e TV em São Paulo, o nosso preclaro Reuber Dirr. Faz coleção de fotos com famosos em suas redes sociais.
ACESSE
http://jrm50anos.blogspot.com.br/
O rádio do ES na visão de JRM
ACESSE: TRADUÇÃO JRM YOUTUBE
Elson – Talismã
https://www.youtube.com/watch?v=L0xiJS0Qv0M
NOTA
O YouTube envia mensalmente o desempenho do meu canal de versões. Deste novembro foi esse:
MENSAGEM FINAL
“Com amor consegue-se viver mesmo sem felicidade”. (Dostoyevsky)