Ao todo, 115 mil pessoas da faixa entre 12 e 17 anos estão aptas para tomar a segunda dose da Pfizer
O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, informou em entrevista coletiva nesta terça-feira (7), que 512 adolescentes estão com o esquema vacinal contra Covid-19 atrasado. Entretanto, o número é considerado baixo, sendo a imunização dessa faixa etária – 12 a 17 anos – considerada bem sucedida pelo gestor. Ao todo, 115 mil adolescentes estão aptos para tomar a segunda dose da Pfizer.
“A vacinação dos adolescentes no Espírito Santo demonstra uma adesão da família capixaba, da população, da juventude, na opção pela ciência, na aposta pela vacinação”, disse o secretário. Um dos desafios, de acordo com ele, é atingir 95% da cobertura vacinal desse público. Para isso, o gestor recomenda aos municípios aumentar as estratégias de imunização junto a essa faixa etária.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin acrescentou que há uma redução de 10% no número de internações de um dia para o outro e que o Ministério da Saúde irá enviar para o Espírito Santo cerca de 10 mil doses da vacina Janssen, mas sem previsão de data. Ele destaca que estudos recomendam a segunda dose desse imunizante, sendo que, no caso de gestantes e puérperas, o esquema vacinal será com a Pfizer.