Presidente da OAB, José Carlos Rizk Filho, proclamou o resultado na madrugada desta terça-feira
Elisa Galante, com 2.885 votos; Vinicius Pinheiro de Sant’Anna, 2.226; Anderson Pedra, 2.213; Alexandre Puppim, 2.073; Raphael Câmara, 2.047; e Samir Nemer, com 1.856 votos. Esses são os advogados mais votados que formarão a lista sêxtupla para escolha da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).
A apuração de todas as urnas foi concluída por volta das duas horas da madrugada desta terça-feira (14), sendo o resultado proclamado pelo presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, ao lado do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho. A eleição aconteceu durante todo essa segunda (13) em Vitória e nas 19 subseções em municípios do interior do Estado.
A escolha, por voto direto dos advogados no Espírito Santo, foi apontada como um “dia histórico” para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), que, pela primeira vez, promoveu esse modelo de votação.
“Agradeço aos quatro mil advogados e advogadas que estiveram em todo o Estado votando e exercendo esse direito democrático de uma vaga que não nos foi dada, foi exigida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, afirmou José Carlos Rizk Filho.
A cadeira será a quinta eleita recentemente. No último dia 2, o Tribunal empossou a desembargadora Rachel Durão Correia Lima, promovida por antiguidade; os desembargadores Júlio César Costa de Oliveira e Helimar Pinto, eleitos por merecimento; e Eder Pontes da Silva, escolhido por Casagrande a partir da lista tríplice formada pelo Tribunal Pleno e encaminhada pelo TJES, também em vaga do quinto constitucional, destinada ao Ministério Público do Estado (MPES).