Defesa Civil Municipal de Linhares informou que nível do rio passou da cota de alerta, de 3m
Moradores do bairro Olaria, em Linhares, norte do Estado, podem precisar ir para um abrigo da prefeitura, em razão do nível do Rio Doce. De acordo com a Defesa Civil do município, nesta quarta-feira (5), o nível do rio chegou a 3,10 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 3m. Não há registros de desabrigados ou desalojados, mas o órgão já orientou às famílias sobre a possibilidade de serem retiradas de seus imóveis como medida preventiva.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas na Bacia do Doce, em Minas Gerais, podem fazer com que o nível do rio suba ainda mais. Caso seja necessário, as famílias serão levadas para um abrigo que será montado no ginásio poliesportivo do bairro Conceição. A cota de inundação é de 3,45 metros.
“A decisão foi tomada após mais uma reunião do grupo de trabalho emergencial que atua durante o período das chuvas e é composto por membros de diversas secretarias municipais, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, enfatizou.
A Defesa Civil de Linhares enfatiza que a população pode entrar em contato pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência os moradores também podem acionar o 193, do Corpo de Bombeiros.
“A Defesa Civil Municipal de Linhares segue monitorando as condições do Rio Doce e mantém um esquema de plantão 24 horas para atendimento a ocorrências, envolvendo casos de possíveis alagamentos, deslizamentos de terra e inundações”, destaca o órgão.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) não prevê chuvas fortes no decorrer desta semana no Espírito Santo. A estimativa é de que haja alternância entre sol e chuvas, como as esparsas, rápidas e em pontos isolados.
Nesta quarta-feira (05), a estimativa é de poucas nuvens e calor, sem expectativa de chuva, na região norte, noroeste e nordeste do Estado.