Na coluna: barões do funk capixaba, atrações para jovens de Viana, oficina de Sons do Corpo, literatura periférica
Um agitador cultural que se tornou um notável acadêmico e batalhador da educação e cultura. Faleceu na noite dessa sexta-feira (7) o querido professor do departamento de Comunicação Social da Ufes Cléber Carminati. Ele marcou época no movimento estudantil nos anos 80 como um dos integrantes do provocativo grupo que ficou conhecido como Balão Mágico, que promovia ações culturais e políticas na época final da ditadura militar. Conhecido como Zocrinha, Carminati participou da criação da TX, rádio pirata instalada na biblioteca da Ufes que seria embrião da criação da Rádio Universitária, ainda hoje no ar. Entrou na Ufes como professor em 1999, tendo sido chefe do Departamento de Comunicação e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual e um dos idealizadores da TV Ufes. No vídeo abaixo ele conta um pouco dessa trajetória. Pessoa inteligente, divertida, comprometida. Deixa saudades. Obrigado por tanto, mestre!
AUDIOVISUAL
Barões do Funk Capixaba?
Estreou no YouTube do Panela Audiovisual, a websérie Barões do Funk, um webdocumentário em quatro partes que fala sobre o surgimento da cultura hip hop no Espírito Santo a partir de meados dos anos 80. Dirigido por Luiz Eduardo Neves, o primeiro capítulo pode ser visto abaixo, contando com entrevistas de grandes nomes da cena no Estado como DJ Criolo, Alex FM, L Brau, Paulo Black, Édson Sagaz, entre outros.
TERRITÓRIOS
Coletivo promove atividades culturais em Viana
O ano já começa agitado no município de Viana, onde o Coletivo Cultura Bethânia realiza uma série de atividades. Haverá atividade cineclubista com o Cine Cria nos dias 11, 18 e 25 de janeiro e 1 de fevereiro no Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), no bairro Nova Bethânia. No dia 30 de janeiro acontece a estreia do ViaSlam, o primeiro campeonato de poesia falada do município, às 14h, no Teatro Municipal.
Outra atração será o Viana Tour, com visitas guiadas à comunidade quilombola de Araçatiba e à Banda de Congo de Piapitangui, nas manhãs dos dias 16 e 23 de janeiro. O foco das atividades é alcançar crianças, adolescentes e jovens residentes na região da Grande Bethânia, composta pelos bairros Vila Bethânia, Arlindo Vilaschi, Caxias do Sul, Soteco, Areinha, Vale do Sol, Nova Bethânia, Campo Verde e Morada de Bethânia. Mais informações no Instagram @culturabethania.
LITERATURA
Stel Miranda prepara novo livro
Autor de O Evangelho Segundo os Oprimidos (Editora Cousa, 2020), Stel lança Perdoai Nossas Ofensas, seu segundo livro, no dia 15 de janeiro.
Outro escritor cuja segunda obra já está no prelo e deve ser lançado em breve é Maciel Cordeiro, que estreou com o ótimo Caminho para Texas e agora prepara o sugestivo Essa coisa louca chamada amor, também pela Editora Cousa.
MÚSICA
Sons do corpo em Vitória
Duas oficinas que acontecerão no Palácio da Cultura Sônia Cabra, ajudam a ampliar a percepção da exploração de sons a partir do corpo. De 17 a 20 de janeiro será ministrada a oficina Sons do Corpo, Vozes do Brasil, voltada para músicos, técnicos e agentes da área. No dia 18, acontece a oficina “Brincar de fazer som”, voltada para crianças e adolescentes. Os cursos serão coordenados pelo músico, ator e arte-educador André Venegas, integrante do Barbatuques, e Kátya Teixeira, cantora, instrumentistas e pesquisadora da música popular brasileira.
CAMPANHA
Músico do Big Bat Blues Band luta por acesso a remédio
Segue pelas redes a campanha de apoio a Cláudio França, integrante do Big Bat Blues Band. Acometido por um câncer, ele luta bravamente pelo acesso a um remédio caríssimo que contribui para o combate à doença. O caso foi judicializado para que a medicina seja disponibilizada. Porém, ainda aguarda um parecer judicial, sendo que cada dia é importante na luta pela vida. Por isso, a banda, amigos e parentes estão intensificando a campanha em apoio a Claudio, pedindo doações pelo Pix 022.579.427-60 (CPF), em nome de Cláudio Roberto França Rubinger.