O secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, anunciou algumas ações a serem implementadas por meio de sua pasta no ano letivo de 2022. Ao todo, as 411 escolas da rede estadual de ensino atenderão cerca de 211 mil estudantes, com previsão de chegar a 235 mil com o início das aulas, que será na próxima quinta-feira (3). As iniciativas foram divulgadas em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (28).
Uma delas é o Programa Mais Leitores, que consiste na aquisição e distribuição de 181 mil livros literários físicos que serão distribuídos para os municípios e para as escolas estaduais. Nesse montante, 49 mil são de autores capixabas. Outra ação é Plataforma Digital Árvore de Livros, com acesso ilimitado de mais de 30 mil livros para estudantes e professores.
Haverá ainda a expansão dos polos Pré-Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], que hoje são 40 e aumentarão para 100, possibilitando que o número de estudantes atendidos passe de três mil para seis mil. As aulas são virtuais.
“Estamos mais do que dobrando essa oferta nos polos para estudantes que estão no terceiro ano, tanto do ensino regular, integral e EJA [Educação de Jovens e Adultos]”, diz o secretário, destacando que, além de possibilitar que o aluno ingresse na universidade, é uma forma de reforçar o conteúdo, prejudicado pela pandemia da Covid-19, que causou a suspensão das aulas presenciais.
A Plataforma de Redação, outra iniciativa apresentada, usa inteligência artificial para dar feedbacks instantâneos de correção de redação, com foco no Enem. Vitor de Angelo também falou sobre o Programa de Fortalecimento de Aprendizagem, “uma das principais ações a desenvolver neste ano”, segundo o secretário. Trata-se da contratação ou extensão de carga horária de professores atendimento, no contraturno, aos estudantes, com aulas de matemática e língua portuguesa.
A lista de ações apresentadas inclui ainda o Programa Sucesso Escolar, voltado para alunos entre 13 e 17 anos que estão em distorção de idade, ou seja, que está para além da idade considerada correta para estar em uma determinada série. “O fato de ser muito mais velho do que os colegas traz problemas para sua convivência e aprendizado”. Segundo o secretário, um terço dos estudantes do segundo ano do fundamental II estão em distorção de idade.
O Programa Sucesso Escolar possibilitará ao estudante um currículo e material pedagógico diferenciados. “Vamos criar uma turma para eles, com um currículo que corresponde a cerca de duas séries. Se ele tiver sucesso no final do ano, ele avança para a série correta, consegue a aceleração”, explica o gestor.
A questão da evasão, um dos principais desdobramentos da pandemia, está inclusa no Busca Ativa Escola, com adesão de 76 municípios. Os únicos a não aderir foram Marataízes e Presidente Kennedy, no sul. Trata-se do monitoramento dos estudantes para saber quantos evadiram e quantos têm possibilidade de evadir, por exemplo, no caso de pessoas com muitas faltas. “Abandono é quando a pessoa deixa a escola ao longo do ano letivo, mas volta no seguinte, evasão é quando ela não volta”, explica Vitor.
Além disso, serão ampliados de oito para 17 os Centros Estaduais de Idiomas, com sete mil vagas para as ‘ª e 2ª séries do Ensino Médio. Por fim, o início da implantação do Novo Ensino Médio. “Todas as escolas de ensino médio do Brasil precisam ter no mínimo mil horas. Este ano implementaremos o novo currículo. O antigo tinha 13 disciplinas rígidas em sua oferta. Agora teremos uma formação geral básica, que é uma parte fixa, além das flexíveis, que são os itinerários de aprofundamento”, diz o gestor.