sexta-feira, setembro 20, 2024
21 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Presidente da OAB é alvo de manifestações em fóruns por fechar salas de apoio

Faixas foram colocadas em frente aos fóruns de Cariacica e Viana por um grupo de advogados 

Divulgação

“Rizk, contrate os funcionários! Cumpra sua obrigação” eram os dizeres de um das faixas afixadas em frente aos fóruns de Cariacica e Viana, na região metropolitana, em protesto contra o presidente da Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho. O ato pediu a reabertura de cinco salas de apoio localizadas nos fóruns dos dois municípios e ainda de Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Leopoldina. Outra faixa pedia respeito à advocacia. “Pagamos anuidade, queremos nossas salas de apoio funcionando”.

As salas estão fechadas desde dezembro de 2021, quando Rizk demitiu os funcionários. Segundo os advogados, o problema ocorre somente nessa região, chamada administrativamente de 11ª Subseção. Curiosamente, onde Rizk perdeu as eleições de novembro do ano passado, que elegeram Kelly Andrade para a Subseção, derrotando a chapa apoiada por Rizk, com 73% dos votos.

Com o fechamento dessas salas, a advocacia está sem acesso a diversos serviços que auxiliam seu dia a dia. Não é possível, por exemplo, utilizar os computadores, nem máquinas de xerox e digitalização, muito menos fazer uso do espaço para atendimento adequado a clientes – antes e depois de audiências. As salas de apoio ficam dentro dos fóruns e, além dessa estrutura, eram usadas para internet Wi-fi, banheiro para os advogados, água e café.

Os advogados já encaminharam uma petição online, pedindo que a OAB-ES recontrate os profissionais urgentemente para que as salas da OAB dentro dos fóruns voltem a operar. Até agora, eles não obtiveram resposta.

A vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão, chegou a prometer, no dia da posse de Kelly Andrade como presidente da 11ª Subseção, para uma plateia lotada – inclusive na presença de desembargadores – que a gestão iria recontratar os funcionários.

“Somente as salas da nossa região estão fechadas. Justamente na subseção onde o grupo político do presidente Rizk perdeu, em derrota acachapante, nas eleições da classe em novembro. Nada justifica que a OAB-ES, que tanto lutou pela não extinção de comarcas, agora feche salas de apoio, sem uma satisfação à advocacia. Não respondem à imprensa, aos nossos ofícios, aos colegas advogados – nem a petição”, diz Kelly Andrade.

Mais Lidas