domingo, novembro 24, 2024
21 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Evangélicos buscam nome para o Senado e se aproximam de Casagrande

Oficialmente, café da manhã de pastores da Cadeeso com o governador foi apenas cortesia, mas nos bastidores mexe no cenário 

Inseridas no quadro político-eleitoral como uma das mais fortes bases de sustentação do bolsonarismo, entidades evangélicas no Espírito Santo se movimentam visando formar alianças para manter espaços e garantir a agenda conservadora. Essa característica, no entanto, não é suficiente para impedir o apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), opositor do presidente Jair Bolsonaro (PL), e procurar um nome para o Senado, rejeitando o ex-senador Magno Malta (PL), que é cantor gospel e tem seu reduto eleitoral entre esse público. 

Casagrande e o presidente da Cadeeso, Arnaldo Candeias. Foto: Redes sociais

Representantes de várias congregações evangélicas reagem negativamente ao nome de Malta e, também, à pré-campanha a governador do ex-deputado federal Carlos Manato, novo filiado ao partido presidido por Malta no Espírito Santo. Ao mesmo tempo, se aproximam de Casagrande. Nessa terça-feira (22), a Mesa Diretora da Convenção das Assembleias de Deus no Estado e Outros (Cadeeso), com significativo reduto de votos, tomou café da manhã no Palácio Anchieta.

Estiveram presentes os membros da Mesa Diretora da Cadeeso, formada pelos pastores Arnaldo Candeias (presidente), Dionísio Alves, Ezequias Soares, Gersílio Ribeiro, Ronny Oliveira, Márcio Silveira, João Carlos Candeias, Tiago Vidal e Reginaldo Almeida. 

Redes sociais

Oficialmente, o ato foi uma cortesia do governador à recém-eleita diretoria da entidade, que atendeu em peso ao convite, articulado pelo novo presidente da Comissão de Assuntos Políticos (Comap), pastor Rafael Ferreira. Ele nega qualquer orientação eleitoral, embora nas conversas com o governador temas relacionados às eleições de outubro tenham sido abordados.

“Está caminhando para um noivado e pode virar casamento. Porém, por enquanto, somente tentando uma autorização para namorar. Pode ser que aconteça ou não”, comenta uma fonte bem relacionada à Cadeeso, ressaltado que a pré-candidatura de Manato não se harmoniza com o perfil do eleitor evangélico, sem, no entanto, detalhar os motivos.

Nos bastidores evangélicos, circulam nomes apontados como pré-candidatos, entre eles o do pastor Reginaldo Almeida (DEM), ex-deputado estadual que pretende retomar o mandato. Ele foi casado com a deputada federal Lauriete (PSC), cantora gospel e ex-esposa de Magno Malta, e tem um histórico político sempre atuando junto à Cadeeso. 

Mais Lidas