segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Café da manhã de Casagrande com pastores agita clima político entre evangélicos

Encontro com governador contou com a presença do presidente da Cadeeso, Arnaldo Candeias

“(…) o presidente da MD/Cadeeso não orientou ninguém a hipotecar apoio ou costurar acordos políticos com o excelentíssimo governador do nosso Estado (…)”. O texto é parte do comunicado divulgado nessa terça-feira (1) pelo pastor Délio Nascimento, vice-presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Estado e Outros (Cadeeso), menos de uma semana depois de postar em redes sociais fotos, que foram apagadas, da diretoria da entidade em um café da manhã com o governador Renato Casagrande (PSB), apontado como pré-candidato à reeleição.

O encontro da Mesa Diretora da Cadeeso com Casagrande ocorreu na última quinta-feira (24) e representa uma aproximação com o governo, gerando insatisfação entre evangélicos que seguem o ex-senador Magno Malta, alinhado como pré-candidato ao governo de Carlos Manato, ambos do PL, segundo bastidores de igrejas evangélicas. “Mandaram retirar com medo de associar a Cadeeso a movimentos de esquerda”, diz uma fonte, mantendo o anonimato, característica dessas congregações.

Procurado para falar sobre o caso, o presidente da Comissão de Assuntos Políticos (Comap), pastor Rafael Ferreira, que na época do café da manhã afirmou que o evento não tinha qualquer objetivo político-eleitoral, se negou a comentar o desdobramento, por se tratar de “coisas internas”.

No comunicado, o pastor Délio enfatiza: “A presença do ilustre presidente da Cadeeso no café da manhã, atendendo gentilmente ao convite do Exm° governador do nosso Estado, foi apenas um gesto de reciprocidade do presidente, da instituição eclesiástica, a Cadeeso, ao Exm° governador, que sempre prestigiou os conclaves convencionais de pastores”.

A Cadeeso é um reduto eleitoral cobiçado por lideranças políticas, em decorrência do potencial de votos. A instituição é formada por 100 igrejas matrizes e mais de 300 congregações, dirigidas por cinco mil pastores que abrigam cerca de 400 mil votos.

No café com o governador, estiveram presentes os membros da Mesa Diretora da Cadeeso, formada pelos pastores Arnaldo Candeias (presidente), Dionísio Alves, Ezequias Soares, Gersílio Ribeiro, Ronny Oliveira, Márcio Silveira, João Carlos Candeias, Tiago Vidal e Reginaldo Almeida.

O ex-senador Magno Malta, candidato à reeleição, e o ex-deputado federal Carlos Manato, que concorre ao governo, têm reduto no campo evangélico e tentam garantir o apoio, trincado, como apontam fontes do setor, por vários motivos, um dos principais a gestão desastrosa do presidente Jair Bolsonaro, de quem são seguidores.

Mais Lidas