quinta-feira, novembro 28, 2024
26 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Estudantes ocupam prédio da Ufes, mas saem após reunião com vice-reitora

Um grupo de 15 estudantes ocupou, na manhã desta segunda-feira (27), o prédio da Reitoria da Universidade Federal do Estado (Ufes). A manifestação, que impediu o acesso à escada e ao elevador do local, teve como motivo uma reunião que estava marcada com o reitor Reinaldo Centoducatte, que, segundo os estudantes, não quis recebê-los. O grupo saiu do local por volta de meio-dia, quando a vice-reitora da universidade, Maria Aparecida Barreto, aceitou se reunir no Núcleo de Treinamento de Servidores (NTS).

Na reunião, segundo o estudante de Ciências Sociais Rodrigo Tavares, a vice-reitora apresentou a posição da Administração Central sobre as recentes ocupações, mas nada de concreto foi acertado no que tange às pautas de reivindicação, sendo a principal a construção de moradias estudantis em todos os campi e melhoria das que já existem. Ficou marcado para sexta-feira (29) um novo encontro com o grupo.

O Comando de Greve dos Estudantes informou em sua página do Facebook que a ocupação não fez parte de suas atividades, o que gerou atritos com os manifestantes na rede social. 

 
O grupo, salvo exceções, é o mesmo que permaneceu no Núcleo de Processamento de Dados (NPD) até o final de semana passado. No sábado (25), a Polícia Federal foi ao local e realizou uma perícia para averiguar se houve desligamento, por parte dos estudantes, dos equipamentos que controlam todo o sistema de informática da universidade. 
 
A Ufes ainda está com o site fora do ar, e setores que dependem de internet, como o Restaurante Universitário, ainda não puderam voltar ao seu funcionamento normal. Os estudantes afirmam que não tiveram acesso e não desligaram os equipamentos do NPD.
 
Está marcada para esta terça-feira (28) uma reunião do Comando de Greve dos Estudantes, que irá deliberar sobre as próximas atividades e analisar as recentes manifestações.

Mais Lidas