segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

​Audifax lança pré-candidatura no dia 30 já com estrutura de campanha pronta

Ex-prefeito da Serra será o único candidato da Rede a governador no País, recebendo tratamento prioritário

Leonardo Sá

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) lança a pré-candidatura ao governo do Estado no próximo dia 30, em um espaço no bairro de Laranjeiras, já com a estrutura de campanha eleitoral toda estruturada, inclusive a chapa para deputado estadual. Neste sábado (19), ele prossegue os contatos visando a finalização da chapa para a Câmara Federal.

Com reduto no maior colégio eleitoral do Espírito Santo, Audifax tem como adversário político em seu município o atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), que em 2020 derrotou seu candidato, o vereador Fábio Duarte (Rede), por uma margem reduzida de votos. Fábio está na chapa como concorrente à Assembleia Legislativa, em companhia do ex-vereador de Vitória Roberto Martins.

Dos 10 nomes apontados à sucessão de Renato Casagrande (PSB), Audifax será o quarto concorrente ao governo a lançar candidatura, formando com Erick Musso (Republicanos), Carlos Manato (PL), Felipe Rigoni (União) e Fabiano Contarato (PT) os quatro já definidos formalmente como pré-candidatos.

Um cenário que pode se alterar, levando em conta que Contarato depende de decisões de seu partido no âmbito nacional para se manter na disputa, e Rigoni encontra dificuldades para a formação de chapa de deputado federal e estadual.

Outros nomes cotados, como do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (MDB), mantêm contato com outras legendas, na tentativa de consolidar no palanque. No caso de Zanon, a rejeição ao seu nome é da própria presidente do partido, Rose de Freitas, alinhada a Casagrande, candidato à reeleição.

O ex-prefeito da Serra vem trabalhando a candidatura desde 2021, período no qual percorreu 74 dos 78 municípios do Estado, segundo sua assessoria. Político experiente, foi eleito deputado federal em 2010 e prefeito do município de Serra em 2012, sendo reeleito em 2016. No estágio atual, ele diz construir o plano de governo juntamente com lideranças do interior.

Único candidato a governador pela Rede, Audifax recebe tratamento prioritário da Executiva Nacional, com destaque para recursos financeiros provenientes do Fundo Eleitoral. Essa situação irá permitir maior articulação dos concorrentes a deputado, tanto federal quanto estadual, com destaque para novas lideranças. Entre elas a vereadora do município Rafaela Morais, em primeiro mandato, que vai disputar a Câmara dos Deputados.

Mais Lidas