Guerino, que deixou a Prefeitura de Linhares nesta quinta-feira, lidera a formação de chapas do PSD para federal e estadual
Ao deixar o PSDB, depois de 30 anos, Colnago declarou que no PSD poderá disputar as eleições para um cargo majoritário. E foi categórico ao excluir as possibilidades de disputar cargos proporcionais: “Não serei candidato a deputado federal ou estadual”, disse.
“César é nosso antigo companheiro, um quadro político respeitado e experiente, que já foi tudo — vereador, estadual, federal, secretário e vice-governador. Sua presença honra qualquer partido. Será peça importante no comando do PSD daqui em diante, no ciclo novo que estamos iniciando”, acrescentou Zé Carlinhos.
Até este sábado (2), quando se encerra o prazo de filiações partidárias, ele estará por conta da “nova fase preparatória da caminhada” à frente do partido depois da saída do deputado federal da Neucimar Fraga (PP) da presidência, por conta da influência do ex-governador Paulo Hartung na legenda, o que fez surgir comentários sobre uma possível candidatura sua ao Senado ou até ao governo.
O ex-governador Paulo Hartung, afirma Zé Carlinhos, “está participando de conversas no processo político nacional, não será candidato aqui no Estado”, deixando em aberto o noticiário sobre as articulações de Hartung para candidatar-se a presidente da República – descartada por ele – ou compor como vice na chapa de Eduardo Leite (PSDB), ex-governador do Rio Grande do Sul.
Zé Carlinhos afirma que o partido segue normalmente, “não tem alvoroço”, e comenta a saída de quadros importantes. “Neucimar e Mazinho [ex-vereador de Vitória Mazinho dos Anjos] saíram em busca de viabilizar os respectivos projetos eleitorais. O do PSD, sob a liderança do Guerino, que hoje [quinta-feira] deixou a prefeitura [de Linhares], é um projeto com chapas bem competitivas para a Câmara e a Assembleia Legislativa. Eu fui presidente, depois Neucimar assumiu e fiquei como vice. Agora, teremos um time renovado para o novo ciclo”, afirmou.
Guerino oficializou sua saída da prefeitura em comunicado divulgado na noite desta quinta em suas redes sociais: “Aos linharenses, o meu muito obrigado! É com o sentimento de gratidão que me despeço de cada um de vocês, não com um adeus, mas com um até breve. É o momento de fazer mais pelo Espírito Santo e pelo povo capixaba”. Ele também informou que a prefeitura, agora, passa ao comando do vice e seu antigo aliado, Bruno Margoto Marianelli (Republicanos).