sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Em busca do título

Candidata à reeleição, senadora Rose de Freitas começa a bater perna ao lado de Casagrande pelo interior do Estado

Claudio Costa/Gov

Candidata à reeleição e no esforço para se consolidar como dupla majoritária do governador Renato Casagrande (PSB), a senadora Rose de Freitas (MDB) começou a bater perna em eventos oficiais do Estado pelo interior, que se intensificam cada vez mais, na corrida pela demarcação de território eleitoral. Nesta semana, quarta e quinta (13 e 14), ela rodou ao lado de Casagrande pelo norte e noroeste, para inaugurações de obras, apertos de mão e anúncios. Um deles de forte apelo popular na região, o projeto do Complexo de Saúde do Norte, em São Mateus, para substituir o atual Hospital Roberto Silvares. Também passaram por Ponto Belo e Mucurici, no mesmo ritmo de entregas, e, como de costume, acompanhados de um batalhão de aliados-candidatos. No meio, o deputado federal Da Vitória (PP), que está atrás do mesmo posto de Rose. Ao contrário da senadora, porém, ele já era figurinha mais do que repetida e batida das agendas de Casagrande. A busca pelo título, agora, ganha nova conotação, com dois jogadores efetivamente em campo. Só falta colar em Casagrande, para cima e para baixo, o ex-secretário de Estado de Segurança, Alexandre Ramalho (Podemos)…

Veto
Rose, como se sabe, é a atual dona da cadeira que está em jogo no Senado e não deverá ter vida fácil na disputa. Ela vem há meses pleiteando o apoio de Casagrande, com uma contrapartida de peso: impediu a candidatura do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon ao governo pelo MDB.

Veto II
O pé na porta não custou barato. O partido, que já estava capenga, perdeu suas últimas lideranças, inclusive com mandato, caso de Dr. Hércules (Patriota). Rose também não conseguiu formar chapas proporcionais.

Uma mão lava a outra?
Tudo bem que Guerino conseguiu, mesmo assim, se viabilizar. É o candidato do PSD. Mas a senadora cumpriu, digamos, sua missão. Além do mais, é a candidata natural à reeleição. Veremos as próximas amarrações dentro do grupo de Casagrande…

Contradições
Já Da Vitória se filiou ao PP, partido da linha de frente da aliança com Casagrande, mas que também abriga figuras de oposição e bolsonaristas de carteirinha, como os deputados federais Evair de Melo e Neucimar Fraga. A mesma postura tem o próprio: se arrasta para o lado de Casagrande, se arrasta para o lado bolsonarista. Mas…

Tem tamanho
…ao contrário do MDB, de Rose, o PP está “com bala na agulha” no jogo eleitoral. Saiu muito maior após as trocas da janela partidária e vai para a disputa com chapas competitivas no campo proporcional. Só na Câmara, o partido tem a meta de reeleger todos os atuais ocupantes: Neucimar, Evair, Norma Ayub e Da Vitória, caso ele fique por essas bandas.

Carro na frente dos bois
Dos três aliados que querem o Senado, não há como negar, quem chegou com muita sede ao pote foi Ramalho. Estreante em eleição, já chegou chegando, querendo o posto disputado, em meio ao olho do furacão…calma, jovem!

Lembrando…
…que ainda tem a celeuma do PT. Caso a aliança se consolide em nível local, o partido também vai querer colocar exigência na mesa e já sinalizou quais: o Senado ou a vice. Hoje, são cinco petistas no páreo como pré-candidato. Destaque, ao meu ver, para Célia Tavares, que vem de uma disputa de segundo turno à Prefeitura de Cariacica em que surpreendeu.

Calo no sapato
Voltando a Evair de Melo, assim como os demais bolsonaristas do Estado, é só falar da aliança entre o PSB e o PT, que lá vêm: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come’. Diz o ditado ‘quem senta com os porcos bebe…!’ Sabe -se lá o resultado, porém seja qual for, será jogo combinado. E você, o que acha desse ajuntamento de interesses obscuros? Realmente acha que estão preocupados com o futuro do ES? E aí?”.

Nas redes
“Temos que reagir sempre às ‘fake news’, e de forma muito mais enérgica quando atacam nossa honra para tirar algum tipo de vantagem. Reagir como? Buscando justiça”. Jacqueline Moraes, vice-governadora pelo PSB, que anunciou ação contra pastor que a ligou a vídeo falso.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas