Trabalhadores da Tubomills, que atendem cerca de 50 municípios, darão início à paralisação na próxima segunda-feira
Os trabalhadores da Tubomills, empreiteira que presta serviço para a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (30). Ao todo, a empresa conta com cerca de 700 funcionários, que atuam em 50 dos 78 municípios do Espírito Santo, prestando serviços como os de manutenção das Estações de Tratamento de Água (ETA) e das redes de água e esgoto.
A motivação da greve é o fato de a empresa não querer discutir o acordo coletivo deste ano com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Espírito Santo (Sindaema). “O sindicato não gostaria de fazer greve, pois pode gerar muitos transtornos para a população, mas a empresa radicalizou, se nega a negociar, em um contexto em que o custo de vida está absurdo”, diz o presidente da entidade, Fábio Giori.
Por meio do acordo coletivo, os trabalhadores reivindicam questões como recomposição da inflação, reajuste do tíquete alimentação com base na inflação do período, pagamento de diária para quem trabalha no interior e melhores condições de trabalho. Nesse último ítem, Fábio destaca que em algumas ETAs, não há disponibilização de banheiro, água e papel higiênico.