Gestão de Pazolini fez limpeza no local sem antes encaminhar veterinário e espantou os animais
Embora tenha se comprometido a encaminhar veterinário para o Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, para fazer triagem dos cerca de 25 gatos que se encontravam no prédio abandonado, a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) não cumpriu o que foi acordado com a Associação de Moradores do Centro (Amacentro). Na manhã desta sexta-feira (24), uma equipe da prefeitura compareceu ao local para fazer limpeza munida de carro-pipa e outras máquinas, espantando os animais do imóvel.
O acordado com associação, que recebeu informação de moradores nessa quinta-feira (23), alertando sobre a necessidade de resgate dos animais antes da ordem de serviço marcada para este sábado (25), às 9h, era de que, nesta sexta-feira, às 15h, a Secretaria de Meio Ambiente levaria um veterinário para o local. O profissional faria uma triagem, identificando quais estavam doentes ou não. Os que não estivessem seriam encaminhados para um lar temporário, de acordo com a disponibilidade de voluntários, teria a castração garantida pela gestão municipal e, posteriormente, encaminhados para adoção.
“Já que não tinha feito uma perícia antecipadamente, diante da reivindicação da comunidade, poderiam fazer em caráter emergencial. Poderiam ter pensado: ‘foi um erro, uma falha, mas vamos consertar’. Não é simplesmente entrar e ignorar que tem seres vivos lá dentro, tratados como lixo, como entulho”, lamenta.