Sandrinha Oliveira, Ceia Lyrio e Josi Santos, do Psol, defendem o aumento da representação feminina na Casa de Leis
As eleições 2022 se aproximam e as pré-candidaturas começam a ser apresentadas. Algumas pessoas têm se articulado nas chamadas candidaturas coletivas. É o caso da advogada Josi Santos, da técnica de enfermagem Ceia Lyrio e da professora e produtora cultural Sandrinha Oliveira, do Psol, que lançam sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa no próximo domingo (3), às 15h, na Thelema, localizada no Centro de Vitória.
Uma das pré-candidatas, Josi Santos, participou de uma candidatura coletiva com Ju Pereira em 2020, quando disputaram uma vaga na Câmara de Vitória. Esse foi o embrião para a pré-candidatura deste ano. Além de dar continuidade a essa iniciativa, Sandrinha aponta a violência política de gênero como um dos fatores que as impulsionam a entrar na empreitada.
“É um tipo de violência que existe em todo o Brasil, mas aqui no Espírito Santo, está muito presente. Temos poucas mulheres nas Casas de Lei e cada vez mais é preciso que a gente se coloque à disposição para fazer esse enfrentamento. Precisamos eleger o máximo de mulheres possível. Na nossa candidatura coletiva, em vez de uma, serão três”, ressalta.
Ceia destaca que a pré-candidatura coletiva pensa na amplitude de pautas, já que cada uma das integrantes milita em uma área diferente. Sandrinha se dedica à área da cultura; Ceia, na segurança alimentar e nutricional; e Josi, no movimento quilombola. “Acreditamos que a dificuldade do povo é também a nossa. Quando acontece algo na base da pirâmide, a gente está lá, falando de igual para igual com as pessoas que nos procuram para relatar suas necessidades”, afirma.