domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Contarato e Casagrande se reúnem com dirigentes, mas ajuste final fica para depois

Candidatura de Contararo será cancelada em uma próxima reunião, quando Casagrande terá, enfim, o apoio do PT

Maior participação no governo e na chapa de senador ou de vice-governador foram os pontos principais da mesa de negociação entre as cúpulas do PT e PSB, realizada no final da tarde terça-feira (5), de forma online, com a presença dos presidentes nacionais das duas legendas, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, respectivamente, e os dirigentes estaduais, Jackeline Rocha e Alberto Gavini. 

O tom da reunião, com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, e do senador Fabiano Contarato (PT), praticamente cancelou a pré-candidatura do petista ao governo, aprovada pela militância e o diretório local. Também participaram o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Iriny Lopes, ambos do PT.

Essa decisão final, porém, deverá ser formalizada em uma próxima reunião, na semana que vem, quando os dois partidos já terão ajustado nomes para o Senado e o vice na chapa de Casagrande.

Contarato expôs seu desejo de disputar o governo, mas entende que os dois partidos têm que estar alinhados na campanha de eleição do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas para derrotar Jair Bolsonaro. Os dois políticos devem ampliar os esforços a fim de formalizar a aliança no Espírito Santo, como tem sido defendido também em outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul.

A pré-candidatura de Contarato foi selada há um mês e reforçada nesse sábado (2), mais uma vez empurrada pela militância e os movimentos sociais, com o apoio do diretório estadual, cujo relacionamento com Casagrande é conflituoso, embora respeitoso. 

Mais Lidas