sexta-feira, novembro 22, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Médicos de apoio atenderão na USB da Fonte Grande, afirma PMV

Moradores da região do Centro defendem que medida não suprirá as necessidades e cobram reunião com a secretária de Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Afonso Schwab, da Fonte Grande, em Vitória, contará com médicos de apoio a partir desta segunda-feira (25) para atendimento à população, devido ao início das férias da única médica da família que atua no local. A iniciativa, entretanto, ainda não está a contento dos moradores, pois acreditam que não irá atende às necessidades. Eles almejam uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Fabrícia Forza Pereira Lima de Oliveira, para tratar da falta de profissionais no equipamento.

A informação sobre a atuação dos médicos de apoio foi passada pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), após matéria veiculada por Século Diário nessa quinta-feira (21), na qual os moradores mostram preocupação com a possibilidade de ficar sem atendimento a partir da próxima semana.

Segundo a Associação dos Moradores do Centro (Amacentro), foi informado ao Conselho Local de Saúde da UBS que haveria os médicos de apoio, o que , acredita, não garante de fato o atendimento. O presidente da entidade, Lino Feletti, afirma que esses profissionais atenderão demandas pontuais, sendo necessário, portanto, um médico substituto.
“Eles não vão conseguir atender o básico. São três vagas de médico da família, somente uma está ocupada, que é a da profissional que vai sair de férias. Se as outras vagas estivessem preenchidas, não teria problema a cobertura das férias por médicos de apoio, mas na falta dos demais profissionais, é preciso um médico substituto”, ressalta.
Lino destaca que um dos princípios da Saúde da Família é o vínculo com a comunidade, o que não é possível por meio da atuação de médicos de apoio. A Amacentro, junto com os movimentos comunitários da Fonte Grande e do Bairro Piedade, aguarda resposta quanto ao pedido de reunião para tratar da necessidade de contratação de outros dois profissionais para preencher as vagas em vacância e do médico substituto.
As datas sugeridas pela entidade para a realização da reunião foram essa quinta-feira (21) e a segunda-feira (25). Caso não haja retorno, as entidades irão discutir quais medidas tomar. A UBS atende moradores dos morros da Piedade, Fonte Grande e Capixaba, além de parte do Centro de Vitória. Lino chama atenção para o fato de que um grande número desses usuários faz parte de uma camada mais carente da população.


Unidade Básica de Saúde da Fonte Grande ficará sem médico a partir de segunda

Única medica da família entrará de férias e não há outros profissionais para atender a população


https://www.seculodiario.com.br/direitos/2022-07-21-20-46-21

Mais Lidas