quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Espírito Santo tem primeira escola para fotógrafos cegos do país

Na coluna: royalties de petróleo para a cultura; flaneur com Walter Firmo; reconstrução de ponto de memória quilombola

FOTOGRAFIA

Escola de Fotógrafos Cegos inicia curso dia 25 de agosto

Fagner Soares

Nos próximos dias 25 e 26, terão início no Instituto Braille as atividades do curso da Escola de Fotógrafos Cegos, iniciativa inédita desenvolvida pela Soca Brasil. O projeto inclui um curso de oito meses para 12 alunos cegos, com bolsas de estudo, sendo que a seleção está em sua fase final. A conclusão será em maio de 2023, com a realização da exposição Quando fecho os olhos vejo mais perto, que acontecerá no Parque Moscoso, reunindo fotografias tiradas pelos alunos. Quem quiser saber mais pode acessar o site www.escoladefotografoscegos.org ou o Instagram do projeto.

Walter Firmo fará workshop em Vitória 

Na última semana, informei sobre a exposição Lua em Peixes, que estreia dia 24 de agosto na Mosaico Fotogaleria, na capital capixaba, trazendo um recorte da obra de Walter Firmo, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros em atividade. 

Além disso, foram abertas inscrições para o workshop Flaneur com Walter Firmo, no qual os participantes terão a oportunidade de estar por três dias com o mestre, incluindo uma aula prática caminhando e fotografando pelo Centro de Vitória. Mais informações podem ser encontradas no site da galeria. O Workshop acontece de 26 a 28 de agosto.

POLÍTICA CULTURAL

Linhares destina recursos de royalties para investimentos na cultura 

Até onde se sabe, a iniciativa é única no Espírito Santo. Nos últimos anos, o município de Linhares vem direcionando 0,5% do valor recebido em royalties de petróleo para seu Fundo Municipal de Cultura. O projeto foi aprovado em 2019, e desde então, está em vigor. Do total, que anualmente tende a alcançar em torno de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, 50% é destinado a ações culturais da prefeitura e outros 50% para editais de incentivo à cultura, nos quais são selecionados projetos de diversas linguagem propostos por artistas e produtores culturais da sociedade civil. A expectativa é que o próximo edital seja anunciado no dia 22 de agosto, data de aniversário.

Recursos finitos e não renováveis?

Os recursos de royalties vão direto para o Fundo Municipal de Cultura. Em paralelo, o município possui a lei de incentivo Lastênio Calmon Júnior, no qual é possibilitada a isenção fiscal de ISS para empresas que apoiem projetos culturais. Porém, esta esbarra no mesmo problema que muitas do tipo, falta de interesse do empresariado e dificuldade e maior trabalho para os artistas ou produtores trocarem os bônus. No fim, acaba sendo pouco efetiva e é investido menos que o previsto. 

Reuber Costa, membro do Conselho Municipal de Cultura, aponta que a intenção é que os recursos de ISS fossem direto para o fundo de cultura. Além de garantir a aplicação do montante para a cultura e facilitar o acesso dos artistas a esses recursos, ainda garantiria que eles sejam permanentes e crescente. Ele explica: como petróleo é finito, a tendência é que sua produção diminua ao longo do tempo, e por consequência, cairiam os recursos para a cultura a médio e longo prazo, caso isso se confirme. No caso do ISS, pelo contrário, a tendência é de crescimento e o imposto é permanente. 

MEMÓRIA

Exposições sobre congo abertas para visitas na Serra

Divulgação

O Ponto de Memória da Casa do Congo, na Serra, abre para visitas de terça a quinta-feira, de 8h às 11h30, e de 13h às 16h. Entre as atrações estão exposições com documentos históricos sobre o congo e também com fotografias de Rogério Medeiros que registram celebrações entre as décadas de 1970 e 2000. Para agendamento, ligar para (27) 99795-2013. Parte do material de memória também está disponível online. O Ponto de Memória do Congo é uma criação da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC Serra) e fica localizado na sede da entidade, no bairro São Domingos.

Campanha arrecada fundos para reconstrução de Ponto de Memória quilombola 

Redes sociais

Século Diário noticiou o incêndio criminoso que destruiu parcialmente o Ponto de Memória Jongo de Santa Bárbara na última terça-feira (9). Há suspeita de que o motivo tenha sido intolerância religiosa. Um levantamento sobre os danos causados já está sendo concluído. Uma comitiva da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) realizou visita ao local ao longo da semana e avalia como contribuir. Enquanto isso, apoiadores já começaram uma campanha de arrecadação para reconstrução do espaço. Quem puder ajudar, as doações em qualquer quantia podem ser enviadas ao Pix 27997818392, em nome de Gessi Cassiano, a idealizadora e guardiã do espaço.

CINEMA

Os Últimos Soldados em cartaz no Cine Jardins 

Felipe Amarelo

Depois de semanas em cartaz no Estado, o filme capixaba Os Últimos Soldados voltou aos cinemas nesta semana, sendo exibido até 17 de agosto no Cine Jardins, em Vitória. Em sua sexta semana desde a estreia, a obra estreou em Florianópolis, Fortaleza e Maceió, e permanece em exibição em São Paulo, Manaus e Salvador. 

O filme ficcional, dirigido por Rodrigo de Oliveira, é ambientado no Espírito Santo e aborda os primeiros casos de Aids na comunidade LGBQIA+ nos anos 80, um tema inédito em filmes do gênero no Brasil. Imperdível.

MÚSICA

Suindara se apresenta no Sesc Glória

Mari Garcia & Douglas Bonella

Criado no Caparaó capixaba a partir do encontro de três mulheres, a Suindara realiza seu primeiro show de maior porte em Vitória, apresentando seu primeiro EP, homônimo, lançado em março, tendo como principal inspiração a abundância e diversidade da natureza do local onde vivem. A apresentação será no dia 26 de março, às 19h30, no Centro Cultural Sesc Glória. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do centro cultural e também pela internet. O disco e outras informações sobre o grupo podem ser encontradas no site https://www.suindara.art.

TECNOLOGIAS

Projetos fortalecem verbetes sobre Espírito Santo na Wikipedia

O concurso Wiki Loves Espírito Santo teve como objetivo incentivar a inclusão de verbetes sobre o Estado na Wikipedia, maior e mais buscada enciclopédia digital do mundo, construída de forma colaborativa por usuários de todo planeta. O resultado final foram mais de 512 novos artigos incluídos relacionados com o Estado e 850 artigos existentes que foram melhorados, totalizando 5,6 milhões de caracteres incluídos no sistema Wiki. Ao todo 486 novos editores se cadastraram no processo e o número de visitas aos verbetes criados ou melhorados durante o concurso chegou a 882 mil.

No mesmo sentido, acontece entre os dias 11 e 14 de agosto o Wiki Ocupa Santa Leopoldina, para aprimorar informações sobre o município nos projetos da Wikimedia, que inclui Wikipedia e outros. A programação inclui oficinas online e virtual, caminhadas fotográficas, mapeamento colaborativo e outras atividades.

Cursos de animação digital gratuitos 

O Capixabanima – Jornada Capixaba de Animação realizará sua primeira edição em formato totalmente online e gratuito durante os dias 20 e 21 de agosto. A programação vai ter palestra, mesas de debate e cursos com foco em profissionais, estudantes e demais interessados no trabalho com animação, mesmo que não tenham experiência prévia. As inscrições e a programação completa podem ser encontradas no formulário digital disponível aqui.

Mais Lidas