sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Exaltação ao Alegre

És toda floração e perfume o ano inteiro

Exaltação ao Alegre – 1967

Agosto traz lembranças de tempos envoltos nas brumas da saudade: a festa de Nossa Senhora da Penha no dia 15 de agosto, em Alegre, com bailes, procissão, fogos de artificio…O tempo passa, os pés percorrem caminhos diversos, mas os dias despreocupados da infância, os anseios da juventude, ficam bem guardados nos escaninhos do coração. A crônica que se segue foi a vencedora dos Primeiros Jogos Florais de Alegre, em 1967.

*

É teu aniversário, criança centenária, e que oferendas levarei para ofertar-te, que incensos queimarei para teu regozijo? Dou-te um buquê das mais formosas flores que vir pelos caminhos…e sorrirás desdenhosa, decerto, pois não tens feito mais que dar-me flores, sempre. Nem vês a primavera, és toda floração e perfume o ano inteiro, para me alegrar.

*

Dou-te um beijo, então. Mas quão humilde é a oferta, bem o vejo, se te aquece diariamente esse sol purpúreo, eterno enamorado, se te beija essa lua toda prata, rendida aos teus encantos. Dou-te um poema de rimas e floreios…mas que versos tecerei que suplantem esse poema vivo que tu és, filha dileta da natureza?

*

É teu aniversário e quisera salpicar de estrelas teus cabelos, vestir teu corpo com as nuvens mais airosas, pôr os mais doces sonhos no teu sono. Dar-te o universo… e quão poucos seriam os sistemas e as galáxias, os astros, o infinito insondável em eterna expansão… mas modesta seria a dádiva, assim mesmo, para meu afeto.

*

Se nada tenho a te ofertar que se iguale a teus encantos, volto-me para minha humildade e te darei apenas o que possuo – meus sonhos, anseios, ilusões, sorrisos…meu exíguo mundo de esperança e fé. Mas dando o que tenho estarei dando apenas os bens que em teu seio amealhei, e nada dou porque te devo tudo – a ti cabem os méritos do meu tesouro.

*

Pois paz e amor achei em teu convívio, contigo aprendi a apreciar o belo, a respeitar valores, a reconhecer grandeza. Dou-me então, menina caprichosa, e se os deuses já te ofertaram todas as benesses, aceita mais esta – e guarde-a em teu coração.

Minha singela homenagem ao Dia do Alegre!

Mais Lidas