domingo, novembro 24, 2024
23.3 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Ato pró-Lula abre período de campanha eleitoral no Espírito Santo

TRE vai debater com partidos e veículos de comunicação o plano de mídia para utilização do tempo da propaganda eleitoral 

Um “bandeiraço” do movimento Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin, na Reta da Penha, em Vitória, a partir das 17h30, marca nesta terça-feira (16) o início oficial da campanha eleitoral no Espírito Santo, e em todo o país, que vai até 1º de outubro. Nesse período, será permitida a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos.

Nesta segunda-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), por meio de edital, convocou os representantes dos partidos políticos, coligações e federações partidárias, e das emissoras de rádio e televisão, para reunião a ser realizada na sexta-feira (19). O objetivo é debater o plano de mídia para utilização do tempo da propaganda eleitoral gratuita.

Nessa reunião, haverá também o sorteio relativo à escolha da ordem de veiculação dos programas de rádio e televisão entre os partidos, coligações e federações que ostentem candidatos e, ainda, acordos sobre a sistemática da entrega das gravações e a definição da emissora montadora e geradora das propagandas.

Organizado pelos comitês populares do PT, o “bandeiraço” desta terça-feira será realizado em frente ao Supermercado OK, próximo à Emescam e Rádio Espírito Santo, como parte da estratégia do PT visando manter a liderança do ex-presidente Lula na corrida presidencial, seguido pelo atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL).

O objetivo é fixar na mente do eleitor a candidatura de Lula como fruto de um movimento amplo, por meio da coligação que reúne nove partidos: PT, PSB, PSOL, Rede, PCdoB, PV, Solidariedade, Avante e Agir. O Sudeste, que reúne cerca de 42% do eleitorado, é apontado como a região que deve ser mais trabalhada.

Apesar da coligação com o PSB, o ato não envolve a campanha do governador Renato Casagrande, candidato à reeleição. Há um distanciamento entre a militância petista e Casagrande, por conta do isolamento do partido, que ficou fora das articulações das chapas majoritárias, sem nomes nas chapas de vice e para o Senado.

A única vaga nas eleições deste ano foi ocupada pela senadora Rose de Freitas (MDB), que tenta a reeleição, com o apoio de Casagrande. Nesta segunda-feira, Rose anunciou suas suplentes, tendo a escolha caído na ex-prefeita de Viana e deputada estadual Solange Lube (MDB), e na ex-prefeita de Guaçuí, Vera Costa (PDT).

Os demais candidatos não programaram nada específico no Estado, mantendo, porém, o clima de campanha registrado desde o início do ano, apesar das restrições da Justiça Eleitoral. A outra exceção fica com o Capitão Sousa, candidato ao governo do Partido Socialista dos Trabalhadores Unidos (PSTU), que fará um corpo a corpo em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, pela manhã, no centro. 

“Já demos a largada há um ano”, diz Carlos Manato (PL), acrescentando que se organiza para a gravação de “podcasts sobre o programa de governo, saúde, segurança, agricultura, educação, e o programa eleitoral” para o rádio e TV.

O governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, na frente de Manato nas pesquisas eleitorais, informou, por sua assessoria, que grava programa eleitoral de Rádio e TV, pela manhã, e depois segue para Brasília, onde participará, às 19h,  da posse dos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir desta segunda-feira, fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet. A legislação eleitoral mantém a proibição da distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Mais Lidas