domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Com sete candidaturas registradas, começa a corrida ao governo do Estado

Casagrande lidera a corrida ao Palácio Anchieta, seguido por Manato, como apontam as primeiras pesquisas eleitorais

Sete candidatos disputam o governo do Espírito Santo nas eleições de 2 de outubro, em primeiro turno, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), que nesta segunda-feira (15) encerrou o prazo de inscrições de candidaturas. O governador Renato Casagrande (PSB), que concorre a um terceiro mandato, lidera a corrida, com base em números das primeiras pesquisas, realizadas em maio e junho, seguido por Carlos Manato (PL), representante do palanque bolsonarista.


Guerino Zanon foi o último a registrar a candidatura, meia hora antes do encerramento do prazo, às 19 horas. Antes, anunciou o nome do vice, o presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo, Marcus Magalhães (PSD). O apoio ao Senado não foi formalizado, afastando a possibilidade de compor na chapa o Coronel Lugato, do partido DC, que integra a coligação junto com o PMB. A candidatura do ex-prefeito é a única, porém, que ainda não consta no sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir de agora, estão formalmente concorrendo ao governo os seguintes nomes: Aridelmo Campanharo Teixeira (Novo), como nome na urna Aridelmo; Audifax Pimentel Barcelos (Rede – compromisso com a vida) – Audifax; Capitão Vinicius Cassio Correa de Sousa (PSTU); Capitão Vinicius Sousa; Claudio Cesar Paiva Mattos (PRTB) – Claudio Paiva; Carlos Humberto Manato (PL) – Manato – Espírito Santo de todos os capixabas; José Renato Casagrande (PSB) – Renato Casagrande – Juntos por um Espírito Santo mais forte; e Guerino Zanon (PSD).

Apesar do registro, a confirmação das candidaturas ainda dependem da homologação dos nomes indicados na convenções partidárias realizadas pelas legendas. Os dados são enviados via CANDex, sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.

Segundo o calendário, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.

Eleitoras e eleitores podem acompanhar o andamento dos registros pelo sistema DivulgaCand, na página de cada candidato. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre cada um, tais como certidões criminais e declaração de bens.


Segundo a Resolução TSE nº 23.609/2019, terminou nesta segunda-feira o prazo para que os partidos políticos e as federações de partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada ao recebimento de doações de pessoas físicas para a campanha eleitoral.

A conta deve ser na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, caso não a tenham. Finalizou também nesta segunda o prazo para os partidos políticos encaminharem ao TSE os critérios definidos pelos órgãos de direção nacional para utilização, nas campanhas eleitorais, das doações recebidas de pessoas físicas ou das contribuições de filiados e filiadas recebidas em anos anteriores ao da eleição.

Quem concorre

Aridelmo Teixeira – empreendedor há mais de 25 anos, cofundador da Fucxape Business School, é também professor e doutor em controladoria e contabilidade, voluntário em ações sociais e ex-secretário de fazenda da Prefeitura de Vitória.

Audifax Barcelos – Economista e administrador, foi prefeito da Serra, na Grande Vitória, por três mandatos, entre os anos de 2005 a 2008, e de 2013 a 2020. Também foi deputado federal entre 2011 e 2012 e ocupou alguns cargos no Governo do Estado e prefeituras de Vitória e Vila Velha.

Claudio Paiva – Contador e administrador, consultor empresarial e psicanalista há 20 anos, com atuação na área de casais, dependência química, crise e suicídio.

Capitão Sousa – Um dos membros do Movimento Policiais Antifascismo, instituição apartidária, defende um projeto coletivo e acredita na organização dos trabalhadores para construir uma nova realidade para todos. Ele tem formação em Direito com pós-graduação em Gestão Pública, além do curso de oficiais da PM.

Manato – Médico, já exerceu várias funções em sua área, e em 2003 elegeu-se deputado federal, sendo reeleito por quatro mandatos consecutivos. Em 2018 candidatou-se a governador do Estado, com o apoio do então candidato, hoje presidente Jair Bolsonaro, ficando em segundo lugar.

Renato Casagrande – Engenheiro florestal e bacharel em Direito, foi eleito governador pela primeira a vez em 2010, obtendo o segundo mandato em 2018. Exerceu o cargo de senador da República, deputado federal, vice-governador e deputado estadual, e também já esteve à frente de cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo.

Guerino Zanon – Professor licenciado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ingressou na política como secretário de Planejamento, foi deputado por duas vezes, chegou à presidência da Assembleia Legislativa, e acumula cinco ciclos de gestão à frente da Prefeitura de Linhares.

Mais Lidas