quinta-feira, novembro 28, 2024
27.1 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Presente de aniversário: Casagrande anuncia R$ 79 milhões em obras para Vila Velha

O governo do Estado autorizou R$ 79,9  milhões para obras em Vila Velha. O anúncio foi feito durante solenidade de comemoração do aniversário de 478 anos da cidade, na praia de Itaparica. De acordo  com o anúncio, as obras serão importantes para o tráfego municipal, dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana.  

Entre as obras previstas estão à implantação do Corredor Urbano Saída Sul. A nova via fará ligação entre o Canal Bigossi e o Fórum de Vila Velha, e foi a alternativa encontrada para garantir maior mobilidade, sobretudo, nos horários de pico.

A Saída Sul será formada por um binário, que terá início na Avenida Gonçalves Ledo (trecho que atualmente está em obras de implantação da segunda etapa do Canal Bigossi) e se estende até a Avenida Saturnino Rangel e Rodovia do Sol, somando um total de 6,4 quilômetros de extensão.

Também será construída uma ciclovia entre a Rua Juscelino Kubitscheck e o cruzamento da Rua Itaguaçu com a Avenida Professora Francelina Carneiro Setubal, totalizando 1,14 quilômetros de ciclovia;  um viaduto de acesso ao bairro Catarina; a construção de transposição sobre uma adutora da Cesan – ambas no Corredor Urbano Leste Oeste e a melhoria do acesso ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde, também no Convento.

As obras do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e de transposição de adutora, assim como a construção da Saída Sul, fazem parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

Já as obras relativas ao Convento, incluem melhorias e ampliação nos acessos ao Convento Nossa Senhora da Penha e à Casa Verde.

Hoje o acesso, que tem quase 200 metros de extensão e também é utilizado por vans que fazem o transporte de passageiros até o templo, encontra-se em leito natural, de terra.

Após as obras o pavimento será composto de blocos, como na via principal, utilizada por fiéis e turistas que visitam o local. Isso garante que as características históricas e geográficas sejam respeitadas, mantendo a harmonia na construção.

Além do acesso, o DER vai construir um estacionamento para até 20 carros na área da Casa Verde, que atenderá à administração do Convento, e para as vans que fazem o trajeto.

 

Mais Lidas