domingo, novembro 24, 2024
23.9 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

Justiça Eleitoral começa a liberar candidaturas ao governo do Estado

Aridelmo e Capitão Sousa são os primeiros com as candidaturas deferidas no sistema do TSE

Capitão Sousa (PSTU) e Aridelmo (Novo) são os primeiros candidatos ao governo do Estado que tiveram as candidaturas deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, nessa situação, têm garantida a participação nas eleições de outubro deste ano. Os demais ainda estão em fase de julgamento e devem ser confirmadas, caso não ocorra irregularidade, até 12 de setembro.

Dos sete candidatos inscritos, somente Guerino Zanon (PSD) registrou a candidatura com irregularidade, por utilizar certidões negativas criminais em nome do filho, Fausto Uneida Zanon. Os documentos foram protocolados na Justiça Eleitoral pouco antes de fechar o prazo, no último dia 15, situação que foi apontada como erro na organização da documentação exigida, regularizada no dia seguinte. No entanto, certidões em nome de Fausto permanecem na ficha de inscrição.

Já com os candidatos a vice, a única com o registro deferido, até essa segunda-feira (23), foi a jornalista Soraia Chiabai, da chapa do Capitão Sousa, que concorre ao governo também pelo PSTU.

Continuam em julgamento os vices de Manato (PL), Bruno Lourenço (PTB); de Aridelmo (Novo), Camila Domigues (Novo); de Claudio Paiva (PRTB), Marco Aurélio (PRTB); de Guerino, Marcos Magalhães (PSD); de Renato Casagrande (PSB), Ricardo Ferraço (PSDB); e de Audifax, Tenente Andressa dos Bombeiros (Solidariedade). 

A vice do ex-prefeito da Serra chegou a ser inscrita como candidata à Assembleia Legislativa pelo Republicanos, e agora consta, no sistema do TSE, seu pedido de renúncia.

Com o registro das candidaturas encerrado em 15 deste mês, cada candidato obteve um número de CNPJ para a campanha e pode abrir uma conta bancária, mas ainda fica dependendo do julgamento da documentação, inclusive antecedentes criminais e a ficha limpa. Dentro do prazo que vai até 12 de setembro, candidaturas podem ser impugnadas, procedimento que não impede que a campanha eleitoral seja colocada em andamento.

Desde o último dia 16, está permitida a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet. O horário eleitoral no rádio e na televisão terá início no dia 26 de agosto e vai até o dia 30 de setembro para os cargos que concorrem ao primeiro turno.

O período da propaganda vai até 1º de outubro, véspera das eleições. No dia do pleito, qualquer ato de propaganda poderá ser caracterizado como crime de boca de urna.

Candidatos 

Capitão Vinicius Sousa (PSTU) tem 38 anos, é policial militar, e nasceu em Belo Horizonte (MG). Foi candidato a prefeito de Castelo, no Espírito Santo, em 2016, e a vice-prefeito de Cachoeiro do Itapemirim em 2020, não sendo eleito em nenhuma ocasião. A vice da chapa é a jornalista Soraia Chiabai, 62 anos.

Aridelmo (Novo) tem 58 anos, é empresário há mais de 25 anos, cofundador da Fucape Business School e professor. A vice na chapa é a comunicóloga Camila Domingues, de 51 anos, também do Novo.

Mais Lidas