No Senado, Magno Malta marcou 33% na estimulada, na frente de Rose de Freitas, com 20%
O governador Renato Casagrande (PSB), com 49% das intenções de voto, à frente do ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que marcou 21%, seria eleito em primeiro turno, se as eleições fosse hoje. É o que revela mais uma pesquisa para o governo do Espírito Santo, da Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória e Record TV, divulgada na noite dessa quinta-feira (25).
Os números são da menção estimulada, quando é apresentada a lista de candidatos. Já Guerino Zanon (PSD) tem 6%; Audifax (Rede), 4%; e Aridelmo (Novo) e Capitão Vinicius Sousa (PSTU) aparecem empatados, com 2%. Claudio Paiva (PRTB) não pontuou. Votos brancos e nulos somaram 6%, enquanto 10% permanecem indecisos.
No cenário espontâneo, Casagrande também aparece à frente dos demais candidatos, com 22%. Manato tem 12%; Guerino Zanon e Audifax marcaram 2% cada; e Aridelmo, 1%. Indecisos ainda representam um número elevado: 46% dos entrevistados, enquanto brancos e nulos somam 12%.
A gestão do atual governador é aprovada por 61% dos entrevistados e seu índice de rejeição, de 34%, está próximo ao dos adversários: Manato tem 33%; Zanon; 32%; Aridelmo, 30%; Audifax, 29%; Capitão Vinicius, 27%; e Claudio Paiva, 26%.
Na disputa ao Senado, Magno Malta (PL) tem 33% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 20% de Rose de Freitas (MDB). Os demais postulantes registraram os seguintes índices: Erick Musso (Republicanos), 4%; Coronel Lugato (DC) e Gilberto Campos Coletiva (Psol), 2% cada; Carone (Agir) e Nelson Junior (Avante), 1% cada. Filipe Skiter (PSTU) e Antonio Bungenstab (PRTB) não pontuaram. Votos brancos, nulos e indecisos somam 37%.
Assim como na última pesquisa para o Senado da Real Time Big Data, não é apontado a menção espontânea, termômetro essencial para entender o atual cenário eleitoral. Na semana passada, pesquisa publicada pelo Ipec/Rede Gazeta, indicou menor distância (7%) entre Magno e Rose, e 72% de indecisos e 12% brancos e nulos.
A pesquisa Real Big Time entrevistou, por telefone, 1,5 mil eleitores do Espírito Santo, entre os dias 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número ES-09325/2022.